O prefeito Rodrigo Neves recebeu o Ministro da Cultura (MinC), Sérgio Sá Leitão, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na última sexta-feira (18), para tratar de futuras parcerias entre a prefeitura – que acaba de lançar seu Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – e o Ministério. Um dos campos em que Sá Leitão está empenhado em viabilizar parcerias para Niterói é o do audiovisual.

Neste sentido, as equipes do MinC, da Secretaria municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) vão elaborar um pacote de ações para alavancar a cidade no cenário internacional do audiovisual, transformando o município num polo importante para o setor, atraindo emprego, renda, visibilidade e colocando-a como local para produções, já em 2018.

“Niterói tem patrimônios históricos, belezas naturais e grande vocação para o setor cultural e audiovisual. Assim, vamos alinhar um programa ambicioso, porém viável, aproveitando todo esse potencial da cidade”, ressaltou Neves.

O ministro Sá Leitão fez coro ao prefeito: “Niterói já tem uma vocação natural para o audiovisual, inclusive com a faculdade de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), que é uma referência”, disse.

Entre as iniciativas planejadas na reunião, há editais de apoio e desenvolvimento de audiovisual, eventos internacionais, festivais e estruturação e ativação de equipamentos culturais da cidade.