Mutirão, com inúmeros serviços para a população, acontece neste sábado, dia 23

A próxima parada do Detran Presente, que leva os serviços do departamento estadual para perto da população, será neste sábado (23), em Niterói. O Caminho Niemeyer foi o palco escolhido para receber o projeto, que contará com mais de 150 funcionários do órgão para atender a população da região com inúmeros serviços. A estrutura ficará na Rua Professor Plinio Leite, s/nº, próximo ao Teatro Popular, das 09h às 16h.

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros – como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação – precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040.

“Neste sábado estaremos presente em Niterói. Com modernidade e eficiência estamos facilitando as pessoas a terem acesso aos serviços do Detran e tenho certeza de que a população vai comparecer”, disse Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.

Emissão de habilitação gratuita em casos de furto/roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Detran também oferecerá exames médicos e psicológicos

Os cidadãos também poderão realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação. O exame médico custará R$74 e o psicológico, R$ 106. O pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. O exame toxicológico não será oferecido. No entanto, os motoristas que levarem este exame já realizado poderão dar continuidade ao processo no local. Os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da primeira carteira, renovação e mudança de categoria.

Oficina para todos

Um dos serviços mais procurados durante a realização do mutirão é o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.

As inscrições estão abertas no site (www.detran.rj.gov.br). Para participar os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h.