Grupo veio de Jiaxing para renovar acordo de cooperação entre as cidades firmado no início dos anos 2000

O prefeito Rodrigo Neves recebeu, na tarde de ontem (18/09), representantes da cidade chinesa Jiaxing. O objetivo do encontro é reforçar os laços entre a cidade da República Popular e Niterói, estabelecidos no início dos anos 2000, com a assinatura de um acordo de cooperação mútua.

Em 2002, os prefeitos de Jiaxing, Cheb Jiayuan e  Niterói, Godofredo Pinto, assinaram um memorando de intenções tornando as duas cidades irmãs. Após um período de afastamento, a missão pretende retomar esses laços e o acordo de cooperação que havia sido firmado.

Entre as propostas estão a cooperação nas áreas de comércio, investimentos, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação. De acordo com os integrantes da delegação, uma das iniciativas já adotadas pelos chineses foi a adoção do futebol como prática nas escolas daquele país.

“É gratificante receber uma delegação chinesa de uma cidade-irmã. Vamos estreitar esses laços e tenho certeza que essa aproximação será benéfica e muito produtiva para nós”, afirmou o prefeito de Niterói.

Rodrigo Neves também recebeu os cumprimentos da chefe da delegação de Jiaxing, Jingqi Zhu, e foi convidado a visitar a cidade chinesa no próximo ano.

Além do encontro com o prefeito, o grupo fez uma apresentação oficial da missão no Solar do Jambeiro para o secretário executivo Axel Grael e seguiu para conhecer alguns dos pontos turísticos de Niterói, como o Parque da Cidade e a escola Joaquim Gomes de Souza, em Charitas, onde são ministradas aulas de mandarim.