O prefeito Rodrigo Neves anunciou que as obras de contenção de encostas da Rua Lopes da Cunha, no Fonseca, serão concluídas até o dia 15 de novembro. Durante a semana, o chefe do Executivo e secretários municipais atenderam a população do Fonseca, onde o projeto Prefeitura Móvel passou, e realizaram reuniões e apresentaram projetos para a região.

O prefeito vistoriou a obra, que custou R$ 4,5 milhões e é composta por quatro muros de contenção, com instalação de cortinas atirantadas e tela de proteção no solo. Ele lembrou que, desde o início da sua gestão, mais de 50 intervenções em áreas que apresentavam risco geológico foram realizadas, além dos investimentos na criação dos 48 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) nas comunidades onde há maior risco, e um centro de comando informatizado para a Defesa Civil, com pluviômetros eletrônicos e estações meteorológicas em todas as regiões da cidade.

“Essas são obras que não aparecem, mas que salvam vidas. Esse trabalho vai dar tranquilidade e qualidade de vida aos moradores. A chuva de 2010 causou uma tragédia sem precedentes na nossa cidade, com muitas regiões afetadas e dezenas de mortos. Quando assumimos, decidimos fazer um investimento forte, mapeando as áreas com maior risco de deslizamento e priorizando essas intervenções”, afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito destacou ainda que o secretário Executivo Axel Grael coordenou um grupo de trabalho para fazer mapeamento de áreas de maior risco. O secretário explica que o objetivo é tornar Niterói uma cidade mais resiliente.

“Havia um risco muito grande para os moradores da Lopes da Cunha, tanto na parte de cima, como na parte de baixo da rua. A solução de engenharia para o local foi a melhor possível e, com isso, temos situação de segurança muito maior para a população”, declarou o secretário.