Prefeitura e Ministério da Cultura anunciam medidas para tornar município referência no setor

A Prefeitura de Niterói e o Ministério da Cultura anunciaram, esta semana, um conjunto de medidas voltadas para a produção audiovisual. O objetivo é tornar a cidade uma referência para o setor. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, no Centro Petrobras de Cinema, com a presença de representantes da área de produção audiovisual, incluindo o cineasta Cacá Diegues.

Em novembro deve ser lançado um programa de fomento com investimento de R$ 6 milhões em produções audiovisuais. O pacote de ações também prevê a conclusão do  Centro Petrobras de Cinema para abrigar o primeiro museu do cinema do País, a redução do ISS (de 5% para 2%) e a criação da Niterói Film Commission, para aumentar a competitividade da cidade como destino de filmagens e produções. O acordo inclui ainda a criação de oficinas de formação e capacitação de profissionais da área, além da realização do Festival Internacional de Audiovisual de Niterói.

Metade da verba para o Programa de Fomento virá da Ancine, por meio da linha de arranjos regionais. Os outros R$ 3 milhões serão investidos pela Prefeitura de Niterói. Serão beneficiados curtas e longas-metragens nacionais, documentários, animação e produção de programas para tevê, além de projetos de produção, infraestrutura, desenvolvimento e exibição.

Para Rodrigo Neves, os investimentos no setor de audiovisual vão gerar empregos diretos e indiretos e aumentar o fluxo de turistas na cidade, tendo como retorno o aumento da arrecadação municipal e a elevação da autoestima do niteroiense.

“Niterói foi a primeira cidade do Brasil a ter um curso de cinema, o da Universidade Federal Fluminense, e tem belezas naturais e patrimônio arquitetônico que a credenciam como local de locação para produções audiovisuais. Estamos somando esforços com o Ministério da Cultura, através de investimentos e incentivos fiscais, para que Niterói se posicione como referência do setor”, disse o prefeito.

Segundo Sá Leitão, a cidade tem uma vocação natural para o audiovisual e já é referência no segmento.

“A forma mais eficiente de o governo federal promover o desenvolvimento do país é em parcerias como essa, com os estados e municípios. Nós, da Cultura, estamos no ramo das boas notícias e a prefeitura de Niterói tem um time que se entusiasmou e em poucos meses conseguiu desenvolver esse conjunto de boas notícias”, afirmou.