Unidade em Itaipu é a quinta inaugurada dentro do Programa de Implantação de Bibliotecas Escolares

A Biblioteca Escolar Manoel de Barros foi inaugurada, nesta semana, na Escola Municipal Dario de Souza Castello, localizada em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. A unidade, que atende 473 alunos, é a quinta da rede municipal a participar do Programa de Implantação das Bibliotecas Escolares, uma iniciativa instituída por Lei Federal e pelo Plano Municipal de Educação, que determinam que todas as escolas de ensino fundamental transformem as salas de leitura em bibliotecas até 2020.

Já contam com o espaço as escolas municipais Paulo Freire, no Fonseca; Heloneida Studart, em Várzea das Moças; Santos Dumont, no Bairro de Fátima e Rachide da Glória Salim Saker, em Santa Bárbara.

Com o auxílio de duas bibliotecárias e um acervo com cerca de 600 livros, a Biblioteca Escolar Manoel de Barros tem como objetivo inserir diferentes temas e autores no contexto cultural e escolar dos alunos.

“Esta inauguração marca a transição entre a sala de leitura e a biblioteca escolar. Mais do que cumprir questões burocráticas, estamos potencializando os nossos profissionais para auxiliar no desenvolvimento de leitura e escrita dos nossos alunos”, declarou a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, os investimentos feitos nas unidades escolares devem intensificar o desenvolvimento educacional dos alunos.

“A Escola Municipal Dario Castello tem sido um exemplo em qualidade de ensino. Em menos de três anos já produziu diversos resultados positivos. Inaugurar a Biblioteca Escolar Manoel de Barros, com ambiente adequado, contribuirá ainda mais na formação das nossas crianças”, destacou.