Projeto de autoria do vereador Leonardo Giordano já aprovado na CCJ será debatido durante Audiência Pública no próximo dia 18
O Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação (18 de outubro) não vai passar em branco em Niterói. Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal, o vereador Leonardo Giordano (PCdoB) vai debater, em Audiência Pública, o seu Projeto de Lei nº 25/2017 que destina verbas da publicidade oficial da Prefeitura para jornais alternativos, blogs, sítios ou portais eletrônicos, rádios e TVs comunitárias. O debate acontece no Plenário Brígido Tinoco às 20h e contará com a presença dos jornalistas Franklin Martins e Beth Costa, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
O projeto, que foi idealizado pelo Barão de Itararé do Rio de Janeiro, já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O próximo passo agora é ele ser votado no plenário.
“Queremos assegurar uma mídia mais democrática e plural em Niterói, que tem tradição em jornais de bairro com caráter alternativo e comunitário. E reforçar a ampla possibilidade de mais veículos discutirem a cidade, já que a iniciativa descentraliza os recursos, gerando novas formas de comunicação no nosso município”, explicou Giordano.
Niterói, que já foi capital do Estado e tem quase 500 mil habitantes, não possui uma TV própria. Os principais meios de comunicação da região dão maior destaque em seus noticiários aos assuntos dos grandes centros urbanos, ficando os acontecimentos locais geralmente restritos a um segundo plano e competindo com o de outras cidades do entorno.