O prefeito Rodrigo Neves recebeu nesta semana, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orliange, e o gerente de projetos da instituição, Guilhermo Madrid.

No encontro, Neves falou de ideias para o futuro:

“já temos uma parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento e pretendemos ampliar essa cooperação com a celebração de um acordo que permita, em parceria também com a Cooperação Andina de Fomento (CAF), elaborar um estudo de viabilidade para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Niterói e um planejamento estratégico para as cidades do Conleste”, destacou o prefeito.

Philippe Orliange reforçou para o prefeito a intenção da agência em estabelecer novas parcerias.

“Percebemos que temos boas condições de estabelecer programas de desenvolvimento locais, a exemplo do que já fizemos em cidades como Medellín, na Colômbia, com a implantação do VLT, que era parte de um amplo projeto de desenvolvimento social. Nós gostamos muito deste tipo de relacionamento com as cidades, pois sabemos que o desenvolvimento sustentável só pode ocorrer se prefeitos se engajarem nessas iniciativas. Sou um admirador de Niterói e tenho certeza que poderemos avançar nessa e em novas parcerias”, disse Orliange.

Rodrigo Neves também apresentou um panorama da situação socioeconômica e cultural da cidade, falou dos projetos implantados e que vêm sendo desenvolvidos nos últimos quatro anos de sua gestão.

“Nós assumimos a gestão de Niterói num contexto muito adverso e num momento em que outros municípios vivenciavam um momento de abundância de recursos. Precisamos fazer um forte ajuste na economia, na gestão, e preparar as bases do desenvolvimento da cidade. Essas medidas permitiram que atravessássemos um dos momentos mais dramáticos da história do país e, sobretudo do estado”, explicou.