Teresa Cristina estará no Horto do Fonseca neste domingo

A Prefeitura de Niterói preparou uma grande e diversificada programação para comemorar os 444 anos da cidade, que acontecem no próximo dia 22, por vários pontos do município. A celebração começa neste sábado (18) e se estende até o dia 29, com dança, exposições, teatro, contação de histórias e muita música com artistas como Flávio Venturini, Teresa Cristina, Dudu Nobre, Criolo, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Moacyr Luz e muito mais.

Quem abre os festejos, no sábado às 14h, no Horto do Fonseca, são os “Fuxiqueiros”, palhaços contadores de histórias. Também no Horto, às 17h, a cantora Teresa Cristina e o sambista Mosquito fazem uma referência aos mestres do samba, em show que terá a abertura do grupo Estrelato. Ainda no dia 18, às 19h, a Cia de Ballet de Niterói apresenta um dos seus maiores sucessos: “Choros e Valsas – Um Tributo a Pixinguinha”, com a participação da Orquestra Sinfônica Aprendiz, na praia de São Francisco.

No Domingo (19) às 16h, haverá uma animada Batalha de Rimas do projeto Viva Zumbi – Conexão Favela & Arte, no Horto do Fonseca. Já a orla de São Francisco recebe, a partir das 18h, o show da banda 14 Bis, que traz como brinde, seu ex-integrante Flávio Venturini. A abertura da noite musical fica por conta do cantor niteroiense Igor Carvalho.

Na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, o sambista Dudu Nobre e a cantora Áurea Martins ditam o ritmo na Praça da Cantareira, em São Domingos, a partir das 18h, em evento que terá a abertura do grupo Sambaí e diversas atividades da cultura negra, como jongo, capoeira, samba, dança afro e charme.

No dia 21, às 14h30, no Memorial Roberto Silveira (Caminho Niemeyer), a programação tem como destaque a abertura da exposição do projeto “Revisitando a Literatura Fluminense”, em homenagem ao autor Lili Leitão e a Roda Literária do Café Paris. Também no dia 21, às 19h, a Fundação Municipal de Educação promove a intervenção urbana “Precisamos Falar de Racismo”, na Praça Arariboia.

No dia do aniversário de Niterói, na quarta-feira (22), a festa terá música para todos os gostos. A Praça do Teatro Popular será cenário, a partir das 18h, da gravação do DVD Samba Social Clube, com participações de Zeca Pagodinho, Moacyr Luz e o grupo Fundo do Quintal.

Já o palco do Teatro Municipal de Niterói recebe a Orquestra Sinfônica Aprendiz, com seus 50 componentes, às 19h30, para um grande concerto, que vai celebrar, além dos 444 anos da cidade, os 10 anos da Orquestra e o tombamento do “Programa Aprendiz” como Patrimônio Cultural do Estado do Rio. O espetáculo terá entrada gratuita.

Na sexta (24), a Biblioteca Parque de Niterói promove o encontro Palavra e Cidade, das 14h às 18h, com uma palestra da professora Ismênia Martins. No sábado (25), Criolo, um dos maiores expoentes do rap nacional, mostra temas do trabalho “Ainda há tempo”, a partir das 19h, na Praia de Piratininga. A abertura do show ficará a cargo de um dos ícones da cena noturna carioca, o DJ MAM.

As cantoras Eliane Furlani e Danielle Fritzen serão as atrações de domingo (26) às 10h, com muita contação de histórias e música, no Horto do Barreto. Já o bairro de São Francisco vai abrigar o campeonato Niterói Skate Contest, das 08h às 18h, no Skatepark Carlos Alberto Parizzi. Além das disputas, o evento contará com a participação de bandas de rock, de rap, ambientação musical com DJs e demonstrações com skatistas profissionais.

Para encerrar a programação de aniversário da cidade com “chave de ouro”, na segunda-feira (29) às 19h, será aberta a exposição “Caminhando com Janete”, no Museu Janete Costa. A mostra faz uma grande homenagem à arquiteta pernambucana, mas niteroiense por adoção.