Rodrigo Neves falou sobre medidas implantadas em sua gestão para plateia de empresários, políticos e representantes da sociedade civil
O prefeito Rodrigo Neves participou, nesta sexta-feira (24/11), do 10º Encontro de Líderes da Comunitas, entidade que reúne representantes da sociedade civil, empresários e prefeitos de 12 cidades brasileiras. Realizado em São Paulo, o seminário, que contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, abordou a eficiência e os mecanismos de modernização da gestão pública em busca de melhores resultados.
Dividindo a mesa com o prefeito de São Paulo, João Dória, o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, e o representante da Universidade de Colúmbia no Brasil, William Eimicke, Rodrigo Neves traçou um panorama de sua gestão e falou das iniciativas implantadas em Niterói que permitiram à cidade conquistar uma série de prêmios de gestão e de transparência concedidos por órgãos como Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), entre outros.
Dentro do painel Inovação na Governança e Parcerias Público-Privadas, o prefeito falou sobre o ranking de gestão fiscal apresentado pela Firjan, das ações de transparência implantadas em sua gestão, e também adiantou medidas que serão implantadas nos próximos dias como o Fundo de Estabilização Fiscal e o Fundo para Inovação da Economia Criativa e Desenvolvimento Local, que serão criados com recursos dos royalties do petróleo (20% e 10%, respectivamente, dos valores repassados à cidade).
“Nos últimos quatro anos fizemos o dever de casa, com medidas de ajuste fiscal, modernização da gestão, transparência, indução do desenvolvimento local e obtivemos reconhecimento de instituições independentes. O convite a Niterói para esse fórum tão representativo, reforça a credibilidade do trabalho que está sendo realizado com dedicação e seriedade por toda a equipe da prefeitura e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade em acertar para proporcionar melhor qualidade de vida para todos os niteroienses”, comentou.
“Isso aqui é uma semente que está dando fruto. Vemos o interesse crescente dos prefeitos e das pessoas que exercem liderança em nossa sociedade pela inovação. E nós temos que caminhar depressa com a inovação. Na década de 70, tivemos contato com iniciativas embrionárias de inteligência artificial nos Estados Unidos. Hoje, aquele lugar que visitamos é o Silicon Valley, que se transformou no coração da inovação mundial em três décadas. De lá para cá mudou tudo, mudou a forma de se expressar e também a de governar. Precisamos acompanhar essas mudanças e propor novas formas de governar”, disse.