Nem só de Vela vive o esporte de Niterói. A cidade também é celeiro de talentos vitoriosos no Badminton. Treinados pelo educador físico Gabriel Alcântara, cinco niteroienses são titulares da seleção brasileira no Campeonato Sul-americano que acontece até o dia 14, na Arena Olímpica da Barra da Tijuca. Na equipe estão Beth Ferreira (campeã sul-americana e bronze no campeonato europeu), Felipe Ribeiro (vice-campeão panamericano e vice-campeão sul-americano), Welton Menezes (vice-campeão sul-americano e vice-campeão brasileiro) – os três na categoria sub-19 –; o caçula Luiz Chen, de dez anos, ouro sul-americano e brasileiro na categoria sub-11; e a atleta militar Paula Beatriz (top 33 mundial) na categoria adulta.

Todos são alunos do projeto social “É O Bad”, criado por ocasião da tragédia do Morro do Bumba, e treinam no Centro Pró-Cubango e no Colégio Salesianos.

Ex-jogador da seleção brasileira de Badminton, o técnico voluntário Gabriel Alcântara é responsável também pela preparação de outras estrelas do mesmo esporte, reveladas ainda adolescentes, como o campeão estadual Raphael Pires, o bronze estadual Lucas Silva, o bronze nacional Victor Pimentel e a atleta militar Fabiana da Silva.

Ele ainda hospeda em sua casa, no Cubango, 17 atletas peruanos (também oriundos de projetos sociais em seu país de origem) que participam da mesma competição, após seis dias de viagem de ônibus.