A expectativa é que as praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva tenham muito mais dias próprias para banho no verão 2018 do que nos anteriores

O verão, que começou nesta quinta-feira (21), pode ser o melhor desde 2013 em termos de balneabilidade das praias niteroienses da Enseada de Jurujuba. De janeiro a novembro, as praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva estiveram próprias para banho em 62,58% do total de dias em que foram recolhidas amostras. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

A expectativa dos gestores do programa Enseada Limpa, implantado pela Prefeitura de Niterói em 2013, com o objetivo de despoluir a Enseada de Jurujuba, é que o mês de dezembro também apresente bons resultados, e que todas as cinco praias estejam com índices melhores no verão 2018 do que nos anteriores.

“O Programa Enseada Limpa tem demonstrado que ações locais podem mudar um cenário que se acreditava perdido e dependente do todo. Desta forma, no futuro, essa experiência técnica e de gestão poderá ser multiplicada para outros locais e quem sabe poderemos ter uma Baía de Guanabara muito mais limpa”, afirma o secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa.

O índice de balneabilidade, produzido pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), passou a ser monitorado pelo programa e vem demonstrando crescimento desde que uma série de ações foram implementadas nas comunidades localizadas na região da Enseada de Jurujuba. O percentual dos 11 meses deste ano também é superior aos de 2014, 2015 e 2016.