Espaço vai ganhar herbário e terá pista de caminhada reformada

A transformação do Horto do Fonseca em Jardim Botânico de Niterói está cada vez mais perto. Nesta semana, o prefeito Rodrigo Neves visitou a principal área de lazer da Zona Norte, e anunciou a última etapa que faltava para o processo: a construção do herbário, começando nas próximas semanas. Neves ressaltou que, com a iniciativa, esse será o segundo Jardim Botânico do Estado.

“O herbário será um centro de pesquisa na área da botânica e essa unidade terá a parceria de universidades, como a Universidade Federal Fluminense (UFF). A previsão de término é de quatro meses”, afirmou.

A pista de caminhada é outra área que receberá melhorias. Com aproximadamente 700 metros, será nivelada, terá a recuperação da drenagem superficial e a colocação do piso de saibro.

O prefeito lembrou que com a revitalização, o Horto ganhou pista de patinação, área cultural, quiosque de alimentação, banheiros, Parcão e o terceiro maior Skate Park da América Latina. E, no ano passado, por meio de uma parceria com a Ecoponte, foi inaugurado um viveiro produzindo cerca de 40 mil mudas por ano.

“Estamos investindo na recuperação e na construção de novas áreas de lazer e convivência em toda a cidade, garantindo mais qualidade de vida para os niteroienses”, enfatizou Neves.

O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, destacou ainda que, no ano passado, foi feita a cobertura do rio que atravessa o Horto do Fonseca. Com 131,5 metros de extensão, foi construída uma estrutura metálica, que ganhou um jardim com plantio de mudas e trepadeiras, criando mais um espaço verde no parque.

“A cobertura deste canal possibilitou a criação de mais uma área verde no horto, humanizando cada vez essa área de lazer tão importante para a cidade. Os quiosques também receberam grades, oferecendo mais segurança”, acrescentou.