Mais de 190 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela, no ano passado, em Niterói. A Fundação Municipal de Saúde já registra aumento na procura pela imunização este ano, e informa que todas as 30 salas de vacina da cidade estão abastecidas.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que a vacina sempre esteve disponível na rede municipal de Saúde mas, desde março de 2017, quando os primeiros casos da doença surgiram no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura aumentou a oferta da vacina através da abertura de mais salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao Governo do Estado e destacando duas equipes volantes para vacinar a população.

“Só em 2017, o Município aplicou mais de 190 mil doses da vacina contra febre amarela. Já foram imunizadas 257.926 pessoas na cidade nos últimos 10 anos. É importante a população observar todos os pontos de vacina, já que temos presenciado algumas unidades, como a de Santa Rosa/Vital Brazil e a de Itaipu, com uma procura muito grande, enquanto outras estão mais vazias. Pedimos também para aqueles que têm um horário mais flexível, comparecer às unidades na parte da tarde, período com menor demanda”, aconselhou a secretária.

Até a campanha regional de intensificação da vacinação contra a febre amarela, de 19 de fevereiro a 9 de março, a população receberá dose integral da aplicação. Durante a campanha, a dose será fracionada. Segundo o Ministério da Saúde, o fracionamento não prejudica a eficácia da vacina; a única alteração é o tempo de proteção: enquanto a dose padrão protege pela vida inteira, a fracionada tem duração de oito anos.

A Secretaria de Estado de Saúde recomenda a vacinação para pessoas a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade. Gestantes, mulheres que estejam amamentando, bebês maiores de seis meses e menores de nove meses, e idosos com mais de 60 anos devem passar por um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de vacinação.