Niterói vai ganhar, ainda no primeiro semestre, três novos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). As unidades serão construídas em Boa Viagem (Zona Sul), no Trevo de Piratininga (Região Oceânica), e na Praça Arariboia (Centro) – esse último funciona, provisoriamente, em um contêiner. Os equipamentos vão se juntar aos outros já existentes (São Francisco, Parque da Cidade, Caminho Niemeyer, Campo de São Bento e MAC), que chegam a registrar mais de 400 atendimentos por mês.

Os centros serão construídos nos mesmos modelos das unidades do Campo de São Bento, seguindo a linha moderna de arquitetura, abrigando aparelho de TV, computador e tablet em cada um deles. Todos vão contar com atendentes bilíngues da Neltur e folheteria especializada da cidade.

“É um equipamento indispensável de suporte aos visitantes. Os CATs são responsáveis por orientar turistas sobre os atrativos da cidade, dando sugestões de locais para visitação, roteiros turísticos e esclarecimentos de dúvidas. Além dos CATs, a Prefeitura de Niterói vai implantar uma nova sinalização turística direcionada aos principais atrativos da cidade”, adiantou José Guilherme Azevedo, presidente da Neltur.

A previsão é de que o CAT da Praça Arariboia seja o primeiro a ser concluído. Nele, em janeiro foram registrados mais de 400 atendimentos a turistas internacionais, que vem principalmente da América Latina. Os argentinos lideram o número de atendimentos (168), seguidos pelos colombianos (80). Chile, Uruguai, e os europeus (Itália e Alemanha) completam o ranking de países com mais turistas que escolheram conhecer Niterói.

Durante o verão, o CAT provisório também registrou atendimento a turistas da França, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Suécia, Inglaterra, Bolívia, Peru, Japão, Equador, Paraguai, África do Sul, Noruega, México, Austrália, Canadá e Islândia.