Nascida nos corredores da Universidade Federal Fluminense, a Banda Gragoatá é a atração desta quarta-feira (07), no projeto Arte na Rua. No show agendado para às 19h, Rebeca Sauwen, Fanner Horta e Renato Côrtes prometem agitar a tradicional praça Leoni Ramos, em São Domingos, com um show autoral e acústico. A entrada será gratuita e a classificação etária é livre.

Do baião à MPB, do tropicalismo ao indie, as influências variadas de seus integrantes se refletem na sonoridade da Gragoatá, que soa tão brasileira quanto universal. Violão de nylon e de aço, acordeon, synths, gaita, bandolim e escaleta, além do clássico trio bateria, guitarra e baixo. Todos os instrumentos aparecem em harmonia, ajudando a comunicar as sensações de músicos que trazem a poesia na veia.

Rebeca Sauwen e Renato Côrtes juntaram a paixão pela música no início de 2014, quando decidiram trabalhar juntos algumas músicas dele. Batizados com o nome do famoso bairro de Niterói, os integrantes da Gragoatá começaram a carreira com a divulgação de dois vídeos na web. A mais conhecida delas, “Passarinho”, se espalhou pelas redes sociais.  Antes dupla, Rebeca e Renato logo convidaram Fanner Horta e suas belas composições para fazerem parte da banda.

Com a participação de Rebeca no Programa The Voice, da Rede Globo, em 2015, a Gragoatá deixou a divulgação de novos singles guardados a sete chaves, e valorizou a visibilidade que a bela voz de Sauwen trouxe para o projeto.

O ano de 2016 marcou o fim das gravações do trabalho de estreia, a partir de uma bem-sucedida campanha de crowdfunding. Chamado “Revolta”, o registrado ao vivo é um EP audiovisual com seis faixas, e mostra um gostinho do disco que estava por vir. O álbum de estreia foi lançado pela gravadora Coqueiro Verde e está disponível nas plataformas de streaming de música. Definido por Renato Côrtes como um disco de contrastes, o registro contou com composições de Côrtes e Fanner, além de parcerias com outros compositores e com a banda Barcamundi.

Celebrando um ano de muitas realizações, a banda lançou, no fim de 2017, o clipe para a faixa “Café Forte”, gravado em praias de Maricá e Camboinhas e trazendo o clima solar da canção. Por fim, “Gragoatá” marcou presença nas listas de melhores discos lançados em 2017.