Momento jazz

Uma ótima notícia para os amantes do jazz. O Cine Jazz, evento de sucesso com curadoria do especialista paulo Renato Rocha, comemora uma importante parceria com o clube Blue Note Rio. A estreia carioca acontece no mês de abril. Já aqui em Niterói, é na próxima terça-feira, dia 27, no Solar do Jambeiro. O evento é uma realização da Secretária Municipal de Cultura. Programa imperdível.

Rock na noite

Programa dos bons, nesse sábado, sob a batuta do radialista e dublê de DJ Rogério Ribeiro, que participa do show da banda Barfly, a partir das 19h, no bar Predileto, no Jardim Icaraí. Ajudando a receber amigos e familiares, estará a fisioterapeuta Duda Mathias Netto, que também é noiva de Rogério.

Arte
Nesse domingo, 25, a artista plástica Patricia Chaves convida para um encontro e bate-papo, marcando o encerramento de sua bem-sucedida exposição “A terra e os devaneios da vontade”,  no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. O curador da mostra, André Sheiki, participa do evento.

Reserva Cultural
“Fluxos – Fotografia de Luiz Baltar” é a mostra que está em cartaz no Reserva Cultural Niterói, em São Domingos, com visitação até dia 13 de maio das 12h às 22h. A entrada é gratuita.

Empreendedorismo e solidariedade
“Empreendedorismo e mídias sociais” é o tema do workshop que deve acontecer no próximo dia 8 de abril, no Bemdito São Francisco. O evento leva assinaturas do projeto “Empreendedores do bem” e Paula Tebet. Irão palestrar os profissionais Fernanda Aoki, Lucas Ribas, Paula Tebet, Thomaz Barcellos e Fabio Meirelles. Um delicioso almoço está incluído na programação, que tem patrocínio do Prya, e apoio do Bemdito, Daniel Goulart, Printmill e MW. A entidade beneficiada será a Sempre Criança Niterói.

Boa causa
A Sociedade Pestalozzi está realizando uma campanha importante e necessária de arrecadação de máquinas de costura, para manutenção e produção de peças como bordados, roupas e trabalhos manuais, que podem gerar renda para as crianças que estão em tratamento. A Pestalozzi é uma importante entidade em Niterói, com um trabalho de excelência filantrópica. Vamos ajudar.

Bons negócios
O grupo “Somos Empreendedoras” realiza, na próxima segunda-feira, 26, uma rodada de negócios no Bistrô Beira Mar, a partir das 18h.

Novo prédio do Fórum Federal

Uma das mais importantes reivindicações do mandato do presidente da OAB Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, a construção do novo Fórum Federal do município, será concretizada a partir de quarta-feira, dia 28, às 17h, no gabinete do prefeito Rodrigo Neves, quando será assinado o protocolo de intenções com a presença do presidente do TRFRJ, desembargador André Fontes. Também participarão do ato, Jorge Feijó e Leonardo Morais, respectivamente coordenador e superintendente de patrimônio da União. O terreno onde será instalado o novo Fórum foi doado à Justiça Federal pelo INSS. A construção ficará a cargo da Prefeitura de Niterói, que receberá em contrapartida o prédio onde funciona atualmente a Justiça Federal, na Rua Coronel Gomes Machado, Centro da cidade.

Gisele lança biografia
Depois de publicar um livro sobre a trajetória de sua deslumbrante carreira a modelo, Gisele Bündchen começou a escrever o segundo livro de memórias, contando seus 37 anos de vida, 20 dos quais nas passarelas do mundo. O livro se chama “Lessons: my path to a meaningful life” – em português: “Lições: minha jornada para uma vida com sentido”. A obra de 256 páginas será lançada pela gigante americana Penguin Randon House, a mesma que vai publicar as biografias de Michelle e Barack Obama. Poderosa essa mulher!

Lançamento
Para poucos e bons, a Tempo 4 lançou sua coleção Haikai – Inverno 2018. Entre tacinhas de prosseco, os convidados conferiram as novidades ao som do sax de Jeferson Santos. Chic total.

A coluna viu e adorou:
– A nova coleção da Shop 126, com destaque para as estampas e clima sexy;
– A linha de calçados estilo mule rasteiras da Via Mia, confortáveis e perfeitas para combinações chiques do dia-a-dia;
– O Steak House de volta no Jardim Icaraí, para a alegria dos seus inúmeros clientes e amigos;
– A Feira de gastronomia do La Salle, com muitas dicas e palestras com chefs da cidade como, Vicente Maia e Dhi Ferrari;
– A ótima exposição “O Pão Nosso”, com criações e elementos cenográficos desenvolvidos pelos alunos do curso de gastronomia do La Salle;
– A nova iluminação interna do Shopping Icaraí “Vanguarda Nova-iorquina”, que está fantástica e leva a assinatura do craque Widimar Ligeiro. Linhas retas e detalhes em madeira se cruzam, recebendo luz indireta, na medida certa, com uso de leds, num resultado final aconchegante, sofisticado e clean. Parabéns;
– As dicas de presentinhos de páscoa do Havana Café, um mimo;
– A coleção inverno da Witty, e sua linha de sapatos e sandálias com recortes estratégicos deixando os pés elegantemente à mostra;
– O belíssimo catálogo com registros das exposições realizadas no Museu Janete Costa de Arte Popular no ano de 2017, com assinatura e curadoria do colecionador e cenógrafo Jorge Mendes. Uma obra de arte.

Caminhada

A agenda do Mês da Mulher da Prefeitura de Niterói chega ao seu penúltimo fim de semana com a Caminhada das Mulheres por Direitos e Respeito, neste domingo (25), na Praia de Icaraí. A concentração vai acontecer às 9h, na altura da Rua Miguel de Frias. O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal LGBT fazem a organização da passeata, com objetivo de chamar atenção para o combate à violência, e a necessidade de assistência às mulheres.

Prevenção

O médico oftalmologista Dr. Rodrigo Pegado faz palestra nessa segunda-feira, às 19h, na AMF – Associação Médica Fluminense, com o tema “Olho vermelho: como prevenir as complicações e tratar casos de conjuntivite”. Em tempos de surto, é importante a presença de todos.

‘Luto’ também é verbo

A semana foi de luto para os movimentos sociais pelos direitos humanos, que lamentaram a perda da vereadora carioca Marielle Franco. Durante os últimos dias, milhares pessoas lotaram as ruas do Centro do Rio para render homenagens à mulher que fez tanto pela vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na última quarta-feira, a vereadora Talíria Petrone, de Niterói, realizou um ato memorável, enchendo o plenário de mulheres indignadas com o assassinato de Marielle, contando, inclusive, com a presença da viúva, Mônica. A cerimônia foi linda, repleta de emoção e a certeza de que a luta continua: Marielle foi semente.

Prova de que a dor da sua ausência repercutiu o mundo foram as homenagens prestadas por celebridades, que conheceram seu trabalho. Elza Soares, Viola Davis, Katy Pery e outras, mencionaram publicamente sua tristeza – e até o Papa Francisco ligou para a família, para prestar condolências. A Coluna presta solidariedade a todas e todos que sofreram com a perda desta líder, e lamenta muito os ataques de ódio que têm sido proferidos em redes sociais. Todo material compartilhado e postado, que contenha calúnias sobre a vereadora, deve ser printado e enviado para o e-mail [email protected]. Há uma equipe de advogadas reunindo material para processar os responsáveis. Este é um momento de luto, e não de ataques.