O secretário-executivo Axel Grael recebeu da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), nessa semana, a informação de que o relatório “Forests and Sustainable Cities: inspiring stories from around the world”, sobre cidades que se destacam no mundo, no que se refere a florestas e sustentabilidade urbana, acaba de ser publicado, e Niterói aparece como um dos destaques mundiais, num texto em que o próprio Axel escreveu a convite deles.

A escolha de Niterói como uma das cidades a serem destacadas no mundo ocorreu após a sua participação no “Foro Latino-americano e do Caribe sobre Silvicultura Urbana, Arboricultura e Paisagismo para Bosques Urbanos e Espaços Verdes”, realizado em junho de 2017, em Lima, no Peru.

“Mostramos a experiência da nossa cidade, que mesmo em um contexto metropolitano complexo como temos no Rio de Janeiro, passou a contar com quase a metade do seu território coberto por áreas protegidas, conforme as categorias definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Isso foi possível a partir do decreto, assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, que criou o Programa Niterói Mais Verde”, comentou Axel.