Espaço atenderá alunos da Associação Pestalozzi, pais e profissionais da entidade

A quarta edição da campanha ‘Niterói Down Click na Beleza’, uma parceria da Prefeitura de Niterói com o Movimento Niterói Mais Humana, foi encerrada nesta quarta-feira (28) com a inauguração do primeiro Telecentro de Inclusão Sociodigital voltado para pessoas com deficiência intelectual do município, instalado na sede da Associação Pestalozzi, em Pendotiba. O evento também marcou o início das comemorações pelos 70 anos da entidade assistencial.

A edição deste ano da campanha teve como tema a inclusão da pessoa Down de forma efetiva na sociedade, principalmente no mercado de trabalho. O funcionamento do telecentro, voltado para pessoas com deficiência intelectual, está inserido neste contexto e é mais uma ação do município, que é considerado uma referência em políticas voltadas para a inclusão dos deficientes.

“A Pestalozzi já é uma entidade muito reconhecida em Niterói pelo trabalho que faz no atendimento a deficientes intelectuais. Nessa parceria, quem ganha é a cidade. O poder público não tem como sanar todas as demandas que surgem. A sociedade civil pode abraçar essas causas e fazer a sua parte. Essa complementariedade do terceiro setor com o poder local é muito importante, e esse telecentro é um bom exemplo disso. Estamos unidos nesse propósito”, ressaltou Fernanda Sixel, primeira-dama do município e coordenadora do Movimento Niterói Mais Humana.

A parceria com o governo municipal também foi destacada pelo vice-presidente da Pestalozzi, Pietro Accetta.

“A Pestalozzi tinha o espaço, a expertise e os computadores. Veio o interesse da Prefeitura de Niterói e hoje estamos aqui inaugurando esse espaço. Isso simboliza que é possível, mas tem que ter vontade”, disse.