Aulas dos cursos gratuitos na área de tecnologia começam na segunda-feira

A prefeitura de Niterói entregou à população, nesta quarta-feira (11), a Plataforma Digital Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, no Largo de São Jorge, na Engenhoca. Projeto compartilhado entre as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Projetos Estratégicos e Inovação, a unidade, que custou cerca de R$ 4 milhões, conta com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), estúdio de áudio, cinema comunitário para exposição de filmes, shows e outras atividades educacionais e de entretenimento.

“A Plataforma Digital vai transformar a vida de muitos jovens com seus cursos e atividades culturais. A nossa sociedade hoje é a sociedade do conhecimento, da inovação e da criatividade. Por isso, é importante a gente criar oportunidade de inclusão produtiva da nossa juventude. Aqui, os alunos estarão todos os dias convivendo com esse ambiente de inovação”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

Foram disponibilizadas 270 vagas para as primeiras turmas dos oito cursos de capacitações gratuitas: Informática Básica I; Informática Básica II – Processamento de Textos; Introdução à Programação para Jovens; Introdução à Robótica com Lego; Introdução à Rede de Computadores; Desenvolvimento de Jogos: Módulo I; Fotografia e Inglês Básico. As aulas começam nesta segunda-feira (16).

O secretário municipal de Projetos Estratégicos e Inovação, José Seba, disse que a Prefeitura tomou uma decisão acertada ao instalar a Plataforma Digital na Engenhoca.

“Eu nasci e fui criado em Niterói e só agora eu vejo com muita alegria uma distribuição dos equipamentos importantes para a população, por locais até então esquecidos pelo poder público. Essa tem sido a preocupação do Prefeito e sua equipe. Enquanto o País vive uma crise política, administrativa e econômica, com o desemprego em nível terrível, a nossa cidade está avançando com notícias boas, como essa inauguração voltada para nossos jovens”, destacou Seba.