Prefeitura também inicia parceria visando criação de escola municipal de balé

A Prefeitura de Niterói fechará acordo de cooperação com Cuba para aprimorar o sistema municipal de Defesa Civil. O prefeito Rodrigo Neves e o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Walace Medeiros, foram recebidos no Estado Maior de Defesa Civil de Cuba, em Havana, onde conheceram o sistema de prevenção de riscos do país, que tem uma das melhores experiências do mundo no setor, devido à incidência de furacões e tempestades extratropicais. Rodrigo Neves também visitou a sede do Ballet Nacional de Cuba para dar início a uma parceria visando a implantação de uma escola municipal de balé.

O acordo de cooperação com a Defesa Civil de Cuba terá como objetivos principais aprimorar a capacitação dos agentes de Niterói, fortalecer o sistema de monitoramento e alertas antecipados, além de aperfeiçoar o sistema municipal de redução de riscos de desastres.

“Desde 1991, Niterói mantém acordos de cooperação com Cuba, especialmente no setor de Saúde. Estamos aqui para reafirmar e ampliar essa parceria, com acordos também em outras áreas. Nos últimos cinco anos, a prefeitura teve como uma de suas prioridades a realização de obras de contenção de encostas, além dos investimentos no sistema de Defesa Civil. Essas ações evitaram tragédias, mesmo com chuvas intensas”, comentou o Prefeito.

O tenente-coronel Walace Medeiros fez questão de lembrar o histórico de sucesso da Defesa Civil cubana nas últimas décadas.

“Eles alcançaram resultados muito expressivos frente a sua maior ameaça de origem natural, que são os furacões, que atingem frequentemente o país. Esse termo de cooperação possibilitará um avanço significativo nas estratégias utilizadas pelo Município, com melhorias contínuas e manutenção do nível de segurança e resiliência com foco nos cidadãos”, ressaltou.

Na sede do Ballet Nacional de Cuba, o prefeito de Niterói deu início a uma parceria para a implantação de uma escola municipal de balé para crianças e adolescentes das escolas públicas de Niterói.

“Em 2013, retomamos a Companhia de Ballet de Niterói e viabilizamos sua primeira sede. Nestes últimos anos, a companhia ficou ainda mais qualificada, com apresentações e espetáculos belíssimos em Niterói e representando nossa cidade em outros municípios do Brasil e no exterior. Agora, com este acordo de cooperação, vamos avançar mais. Alunos da rede municipal de Educação terão oportunidade de iniciação nesta arte com a metodologia de ensino do Ballet Nacional de Cuba, uma referência internacional, criada pela primeira bailarina absoluta de Cuba, Alicia Alonso”, disse.