Parceria com Ministério da Saúde de Cuba é renovada

Os avanços na rede de saúde primária e os investimentos da prefeitura de Niterói em saneamento básico foram alguns dos temas abordados pelo prefeito Rodrigo Neves durante a Convenção “Cuba Salud 2018”, que reuniu autoridades e profissionais de 65 países. Em Havana, ele também renovou acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) para o fortalecimento do Programa Médico de Família.

“Em 2013, retomamos os investimentos no Programa Médico de Família, e reabrimos unidades que estavam fechadas, como a do Morro do Céu e da Grota do Surucucu. Implantamos novos módulos em Martins Torres, Sapê, Ponta D’Areia, Viçoso Jardim e Teixeira de Freitas. Com isso, o programa teve sua cobertura ampliada de 55% para 80% do público-alvo nos últimos cinco anos. Nosso objetivo é atingir 100% até o fim de 2019, levando o atendimento para o Juca Branco, Boavista e Serrão (Fonseca e Cubango), Holofote (Barreto) e Jacaré (Região Oceânica). Com isso, Niterói terá a melhor cobertura de atenção básica do programa em regiões metropolitanas do Brasil”, disse Rodrigo que, ao lado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, comandou um painel sobre os 25 anos do Programa Médico de Família em Niterói.

A cidade também renovou o acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap) para o fortalecimento do Programa Médico de Família, que hoje atende mais de 190 mil pessoas em Niterói. São 41 unidades em todas as regiões da Cidade, com equipes multidisciplinares.

“Já temos acordos de cooperação bem-sucedidos com a UFF e a Fiocruz. Essa parceria com a Ensap só tem a acrescentar à capacitação de nossos profissionais e à qualidade dos serviços prestados nas unidades municipais de Saúde”, disse Rodrigo.