Niterói voltou a receber, nesta terça-feira (08), fóruns nacionais com participação de secretários municipais durante a 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, no Caminho Niemeyer. No encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), o secretário Executivo, Axel Grael, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eurico Toledo, falaram sobre as soluções que Niterói vem encontrando para construir uma cidade resiliente.

Axel Grael apresentou o projeto Pro-Sustentável e anunciou que foi publicado em Diário Oficial o edital para levantamento fundiário no entorno do Rio Jacaré, na Região Oceânica.

“Muitos dos projetos que estamos cumprindo agora, viemos sonhando há muitos anos. O edital lançado hoje é um passo importante para a renaturalização do Rio Jacaré. A captação de recursos foi um diferencial de Niterói para realização de vários projetos, como o Pro-Sustentável”, disse.

Durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, o secretário de Urbanismo, Renato Barandier, e o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, discutiram os desafios da mobilidade nas cidades brasileiras.

“Niterói é uma cidade de 500 mil habitantes, com uma frota de aproximadamente 200 mil automóveis, 800 ônibus e 1200 veículos intermunicipais. Trabalhando com esses números e atuando com fiscalização, conseguimos nos últimos anos uma redução drástica no número de acidentes na cidade, que é a atual prioridade do sistema nacional de trânsito”, destacou.