Eleições

O TSE decidiu que os partidos políticos devem destinar 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para as campanhas das mulheres. Um levantamento inédito do Transparência Partidária, chamado “Um olhar sobre a participação da mulher na política brasileira nos últimos 10 anos”, aponta que hoje elas representam  apenas 13% do número total de candidatos eleitos, levando em consideração as eleições municipais e as eleições gerais, entre 2008 e 2016. As mulheres têm mais dificuldades que os homens para chegar aos cargos públicos e o financiamento das campanhas é um dos problemas enfrentados. É necessário garantir a participação plena e efetiva das mulheres em busca de uma política igualitária. O Transparência Partidária acredita que os altos índices de violência contra a mulher ocorridos no Brasil estão diretamente relacionados à ausência delas na formulação de políticas públicas.

Exposição

A cantora e artista plástica Adriana Ninsk apresenta, no próximo dia 6, sua exposição “Fête de La Musique”, no Sofitel Ipanema. Os trabalhos que estão expostos foram inspirados nos ídolos da música, que influenciaram não só a sua formação musical, mas que fazem parte da sua vida. Utilizando técnicas mistas, como estêncil, colagem e pintura, a artista nos convida a carimbar o passaporte e embarcar com ela na sua primeira exposição individual. Adriana, que é considerada uma das grandes intérpretes do Blues no Brasil, também navega pelos mares do Folk e do Country, trazendo um aroma quase rural para o seu Blues urbano. Na abertura de sua exposição, Ninsk, acompanhada por Pedro Braga, interpretará os clássicos dos ídolos que retrata na sua série de telas.

Debate
Os desembargadores Alcides da Fonseca Neto, titular da 20ª Câmara, e Nagib Slaibi Filho, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, participam de debate na OAB Niterói para discutir o tema “Dano Moral versus Mero Aborrecimento”.Coordenado pelas Comissões Especial de Assuntos Tributários, presidida por Ivan dos Santos Gonçalves, e de Defesa do Consumidor, por Fernando de Farias Mello, o evento será em 5 de junho, às 18h, no auditório da entidade.

Aniversário
Nesse sábado, o empresário Tiago Tauil comemora seu aniversário com feijoada, a partir de 12h, na Casa Fróes, em São Francisco. O evento será por adesão e contará com a presença de muitos músicos da cidade, amigos do empresário, como Igor Carvalho, Thiago Messer, Dilsinho DKV, Flavinho Farias e Sandy Borges. Como presente, Tauil pediu doações de alimentos não perecíveis, que serão entregues na igreja São Judas Tadeu.

Levante as mãozinhas
Com a greve dos caminhoneiros, surgiu uma nova modalidade de delito: assalto voluntário. Você fica sabendo, por meio das redes de informação, onde estão abastecendo com gasolina e vai pra lá, de livre e espontânea vontade. Entra na fila, espera algumas horas, aflita, para ser assaltada, até chegar sua vez de dar em troca da gasolina todo o limite do seu cartão de crédito ou débito. Isso mesmo, pode pagar o assalto no cartão! Se preferir, opte pelo assalto delivery. É só ligar e pedir um botijão de gás que eles vão em casa levar pegar seu rico e suado dinheirinho. Não é incrível?! E, daí, fica todo mundo feliz de tanque cheio e bolso vazio.

Exemplo

Como já acontece em algumas entidades de classe, empresas e escritórios, universidades também estão ajudando na luta pela vacinação contra a gripe. A PUC-Rio já avisou que disponibilizará um posto para vacinar funcionários, docentes e alunos em seu pilotis, nas próximas terça e quarta-feira, entre 9h e 13h. A vacinação estava programada para a última semana, mas teve que ser adiada em função da paralisação dos caminhoneiros.

Deficitários

A gente deve comemorar o avanço da medicina, psicologia, pedagogia e tantas outras ciências, mas precisamos estar atentos aos exageros. Algumas escolas que não seguem os padrões tradicionais de ensino detectaram que cresce o número de crianças que as procuram, vindas de outros colégios, diagnosticadas com déficit de atenção ou dificuldades do gênero. Passadas algumas semanas, o que se percebe é que a criança é bagunceira mesmo, sem qualquer problema maior relativo ao aprendizado em si. Nesses casos, muda-se apenas a visão que se tem sobre o problema e o jeito de encará-lo. É lógico que isso não acontece com todas, mas é bom que fiquemos atentos para esses diagnósticos em série, às vezes pautados no modismo e prescritos por profissionais que não estão habilitados para tal.

Casa cheia

Para não sofrerem quedas sazonais de ocupação, a rede hoteleira do Rio e Niterói abriu um filão que está fazendo sucesso, o “day use”. Na maioria, não há reserva antecipada, você liga de manhã cedo, confere se tem vaga disponível e passa um dia de hóspede, com direito a usar tudo que o hotel oferece, com diárias mais baixas que as normalmente praticadas. No final do dia, você volta pra casa da “viagem”, relaxado e com as energias renovadas. Boa dica para quem quer pausar a rotina, nem que seja por apenas algumas horas.

 

Filme queimado

Acusado de assédio sexual por pelo menos 13 pessoas em janeiro, o fotógrafo Mario Testino já está sentindo no bolso os efeitos do escândalo. Um dos maiores astros da moda, ele foi obrigado a fechar o escritório de Nova York da agência que fundou há menos de cinco anos, a Mariotestino+. Coincidência ou não, Brigid Walsh – que comandava o negócio – e, pelo menos, outras três pessoas que davam expediente na unidade da Big Apple deixaram os cargos que ocupavam nas últimas semanas.

Homenagem

O cantor Sting, que viveu um caso de amor com a Amazônia, entre o fim dos anos 1980 e o começo dos anos 1990, recebeu um diploma honoris causa da Brown University, neste domingo, pelos serviços sociais que prestou ao longo dos anos através da Rainforest Fund, uma ONG que fundou em 1987, com objetivo de atuar na defesa e na preservação de comunidades nativas em florestas da América Latina, da África e do Sudeste Asiático. O casal já investiu dezenas de milhões de dólares na causa.

Troca de livros

A partir do dia 5 de junho, o Rio de Janeiro recebe ‘A incrível máquina de livros’, projeto que está circulando pelo País incentivando a leitura por meio de troca de livros. Estacionada em locais públicos, a máquina recebe a visita dos interessados que podem levar um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil – e automaticamente, como um toque de mágica, aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura. Até agora, mais de 12 mil títulos foram trocados na máquina.

As datas em terras cariocas serão: Rio de Janeiro – de 5 a 7 de junho, terça a quinta-feira, das 9h às 18h, no Boulevard Olímpico (próximo ao MAR – Museu de Arte do Rio); e Niterói – de 9 a 11 de junho, sábado a segunda-feira, das 9h às 18h, no Horto da Fonseca.