Folha de Niterói Online

  | Página Inicial  |  Anteriores  |  Cadastro  |  Publicidade  |  Expediente  |  Contato  |  @  | 


O jornal das boas notícias


Publicidade

Empregos Manager Online

Clique para ver ampliada
Clique para ampliar

Baixe aqui a edição completa em PDF
Obtenha o Adobe Reader

 

Nesta edição

Cidade

Denize Garcia

Política

Boa Vida

Artigo

Cultura

Vip Vitrine

Login Folhanit

 

Edições Anteriores

 

Publicidade

Expediente

 

Mande seu e-mail

 


WEBDESIGNER:
NILSON RICARDO

 

 

 

Edição 692 -  de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2008
..::data e hora::..    00:00:00

Matéria  redacao@folhanit.com.br


"À margem
do lixo", de Evaldo Mocarzel, recebe
três prêmios no Festival de
Cinema de Brasília

"Acho que o cinema tem uma função política, social, além de ser um espaço de evasão para sonhos, pesadelos e desejos reprimidos." Esta é a opinião do cineasta niteroiense Evaldo Mocarzel, diretor de À margem do lixo, documentário sobre o cotidiano de pessoas que integram uma cooperativa de catadores de lixo e material reciclável de São Paulo, premiado no último Festival de Cinema de Brasília. O filme, que teve recepção calorosa do público, recebeu o Prêmio Especial do Júri, Prêmio Especial do Júri Popular e Melhor Fotografia (Gustavo Hadba e André Lavèner).

À margem do lixo é o terceiro filme de uma tetralogia urbana, que inclui À margem da imagem (2003), sobre a estetização da miséria e o roubo da imagem dos excluídos, e À margem do concreto (2005), sobre os prédios ocupados pelos moradores de ruas do centro da capital paulista, ganhador do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival de Brasília no ano seguinte. À Margem da Imagem recebeu 19 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. À margem do comércio, sobre camelôs, é o próximo a ser filmado.

Evaldo diz que não quer ficar conhecido como diretor de documentários políticos. Ele afirma que não tinha a intenção de fazer uma série de documentários sociais sobre São Paulo, mas, não teve saída. À margem do concreto e À margem do lixo ’nasceram da recusa de catadores e de sem-teto em participar de À margem da imagem, que dá ênfase ao "roubo" da imagem de quem vive na mais absoluta miséria. A princípio, o diretor retrataria o universo dos catadores no longa anterior, mas, ao verem um primeiro copião, os catadores protestaram, dizendo que não pertenciam ao mesmo grupo dos moradores de rua. "Disseram que eu estava fazendo a maior confusão, e que se quisesse fazer um filme sobre as lutas deles, que fizesse um sobre os movimentos de moradia e outro sobre os catadores", recorda.

Compare Produtos, Lojas e Preços

 

topo

 

topo

   

 

Sede: Rua Otávio Carneiro, 100 salas 1001/1002 - Icaraí - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2611-5400
Copyright © 1996-2008 Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
Melhor visualizado no Internet Explorer (1024x768)

website hit counter