Folha de Niterói Online

  | Página Inicial  |  Anteriores  |  Cadastro  |  Publicidade  |  Expediente  |  Contato  |  @  | 


O jornal das boas notícias


Publicidade

Empregos Manager Online

Clique para ver ampliada
Clique para ampliar

Baixe aqui a edição completa em PDF
Obtenha o Adobe Reader

 

Nesta edição

Cidade

Denize Garcia

Política

Boa Vida

Artigo

Cultura

Vip Vitrine

Login Folhanit

 

Edições Anteriores

 

Publicidade

Expediente

 

Mande seu e-mail

 


WEBDESIGNER:
NILSON RICARDO

 

 

 

Edição 693 -  Semana de 6 a 12 de dezembro de 2008
..::data e hora::..    00:00:00

CIDADE  redacao@folhanit.com.br


Vital Brazil qualifica agentes estaduais de Saúde

De 9 a 11 de dezembro, biólogos e pesquisadores do Instituto Vital Brazil - IVB darão aulas teóricas e práticas aos agentes da área de Saúde de Niterói e da Secretaria de Saúde Estadual. Ao todo, serão capacitados e reciclados profissionais de 63 pólos de atendimento, em 53 municípios. A idéia é atualizá-los sobre a identificação de animais peçonhentos e tratamento dos acidentados, já que lidam diretamente com pessoas vitimadas por cobras, aranhas e escorpiões. Além disso, a jornada de capacitação e reciclagem servirá para implantar um protocolo padrão de procedimentos.

Três Rios será o primeiro município a receber qualificação, dada a grande quantidade de escorpiões amarelos verificada no local. Diferente do treinamento de 2005, o novo modelo pretende atuar de forma local, com base nas características peculiares de cada região. Porém, em todos os pólos, publicações sobre o tema e vídeo didático serão distribuídos para reforçar o conteúdo das aulas. Também um grupo da Secretaria de Saúde, capacitado pelo IVB, fará os diagnósticos necessários e servirá de facilitador entre os  municípios e a instituição de Niterói.

"Anualmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, ocorrem cerca de 90 mil acidentes com cobras, aranhas e escorpiões no país. Apesar da importância do tema, percebemos que a maioria dos profissionais de saúde não tem conhecimento técnico necessário ou precisa de reciclagem", defende o presidente do IVB, Antonio Werneck. Por conta do número de ocorrências, foi definida uma agenda de treinamentos para outros 91 municípios fluminenses a partir de janeiro de 2009.

Órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Instituto Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br) fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil.

Niteroiense faz recital em Cabo Frio

"Mais novo fenômeno do piano do Brasil se apresenta em Cabo Frio" foi a manchete do dia 3 de dezembro do Jornal de Sábado, que circula na cidade onde o pianista niteroiense Felipe Naim faz concerto neste sábado, dia 6. O artista, de apenas 12 anos, apresentará na Casa de Cultura José de Dome, o último recital da temporada 2008 do projeto "Série Jovens Pianistas" e lançará. seu novo CD "Mãos que tocam". No programa, estão obras de Liszt, Chopin, Brams, Schuman, dos brasileiros Villa Lobos e Ruy Coelho, entre outras. Felipe Nunes Naim começou a despertar seu amor pela música muito cedo, ouvindo com seus pais música clássica, óperas e histórias sobre seus compositores. Hoje, com dois CDs gravados em estúdio e um DVD gravado ao vivo no Museu da República, no Rio de Janeiro, ele participou do IX Concurso Internacional de Piano da cidade de São João da Madeira (Portugal), em maio, e conquistou o primeiro lugar na opinião do júri popular, em sua categoria. De volta ao Brasil, ganhou uma bolsa integral do Conservatório de Música, onde estuda há seis anos.

Segurança em pauta

O Movimento Rio de Paz acaba de ganhar o apoio oficial do Departamento de Direitos Humanos da ONU e realiza o primeiro evento sobre o tema em Niterói, nesta segunda, dia 8, na Avenida Sete, 119, das 19h às 22h. No encontro intitulado "Por que se mata tanto?", será debatida a atual situação do serviço de segurança pública no Estado do Rio. Participam do evento o coronel Ubiratan Ângelo, o sociólogo Antônio Carlos Carballo e o teólogo Antônio Carlos Costa, presidente do Rio de Paz.

AFM celebra aniversário

No dia 5 de dezembro, a Academia Fluminense de Medicina (AFM) comemorou 34 anos de existência com missa de Ação de Graças, posse da nova diretoria e homenagens a profissionais de todo Estado do Rio de Janeiro, entre eles o médico João Batista Thomaz, que receberá o título de Acadêmico do Ano. Também foram entregues medalhas de Mérito Médico a oito profissionais. O pediatra Alcir Chácar foi reeleito presidente da Academia e o acadêmico Waldenir de Bragança fez as honras de orador.

ROLLS-ROYCE FINCA O PÉ NO CAJU - A fim de atender clientes da América do Sul e de parte da África Ocidental, a Rolls-Royce inaugurou o canteiro de obras do empreendimento que a empresa vai construir na Ilha do Caju. Com localização privilegiada, dentro da Baía de Guanabara, embarcações terão acesso direto e não precisarão atravessar o vão central da ponte Rio-Niterói. Na foto, Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce para América do Sul; o prefeito Godofredo Pinto; Daniel Monroy, presidente da Rolls-Royce Marine para América do Sul; e a primeira-dama Regina Pinto.

Limpa Lagoa" mobiliza voluntários

Jovens do 60º Grupo Escoteiro Imbuí empenharam-se na limpeza das lagoas de Niterói, nas áreas do Tibau e da Ilha do Modesto, em Piratininga, depois da chuva que assolou a Região Oceânica. Organizada pela Secretaria Estadual do Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a ação contou com o apoio de diversas entidades da sociedade civil, além de representantes do 34º Grupo Escoteiro Gibraltar e do 8º Grupo Escoteiro São Francisco de Assis. A operação "Limpa Lagoa" mobilizou centenas de voluntários e resultou na retirada de mais de 20 sacos de lixo.

"Vários moradores elogiaram o trabalho que os escoteiros promoveram no bairro. Ações como essa têm poder multiplicador para a prática da responsabilidade ambiental cotidiana, seja no trabalho, colégio, nas ruas ou mesmo nas praias", disse uma das chefes do 60º Grupo Escoteiro Imbuí, Mônica Fiorentino.

O lixo recolhido pelos escoteiros e voluntários foi separado em local específico, às margens das lagoas, e recolhido em seguida pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Aulas gratuitas para professores da rede pública 

Docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do CEFET de Química de Nilópolis oferecem oficina gratuita de formação continuada para o ensino de ciências. As aulas são direcionadas a professores da rede pública das disciplinas de Física, Química, Ciências, Biologia e Matemática que lecionam no curso Normal dos Institutos de Educação. Intitulado "Energia para um Mundo Eco-Lógico", o curso conta com apoio da FAPERJ, oferece 30 vagas e tem carga horária de 48 horas. As aulas são aos sábados, das 7h30 às 12h30. Informações e inscrições pelo email: eciencias.fcontinuada_cefetq@yahoo.com.br. Os interessados devem se candidatar até 10 de dezembro.

Saiu o edital para residência em saúde mental

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o edital de seleção para o Programa de Estágio Multiprofissional em Saúde Mental, em nível de Residência, que será aplicado em 2009 no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e nas unidades extra-hospitalares de saúde mental do município. Com início em março e duração de dois anos, o estágio é direcionado para psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas, que concorrerão a quatro vagas.

O edital completo, bibliografia e outras informações estão publicadas no Diário Oficial do dia 3 de dezembro e no site da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br).

Programa de estágio na área de Saúde

Até 31 de dezembro estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Curricular obrigatório em Fonoaudiologia (20 vagas), Fisioterapia (40) e Terapia Ocupacional (10), na Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), em Icaraí. Podem participar acadêmicos matriculados entre o 5º e o 7o período da faculdade. O estágio tem duração mínima de seis meses e pode ser realizado nos turnos da manhã ou tarde; segundas, quartas e sextas; terças e quintas; ou de segunda a sexta. Interessados devem se candidatar por telefone 2109-2626 (ramais: 228, 239 e 245), pelo site www.afr.org.br, presencialmente (Setor NEP/CAP – Rua Lopes Trovão, 301 – Icaraí) ou enviar currículo para afrestagio@afr.org.br.

BELEZA DA MATURIDADE Nilza Muniz de Oliveira, de 82 anos, foi eleita Miss Idosa de Niterói no concurso realizado no Clube Canto do Rio, no dia 25 de novembro. A filha da vencedora, Nilzete Rangel, assim como toda a família, está em festa diante da demonstração de saúde e vitalidade da nova miss.

Compare Produtos, Lojas e Preços

 

topo

 

topo

 

 

Sede: Rua Otávio Carneiro, 100 salas 1001/1002 - Icaraí - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2611-5400
Copyright © 1996-2008 Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
Melhor visualizado no Internet Explorer (1024x768)

website hit counter