Folha de Niterói Online

  | Página Inicial  |  Anteriores  |  Cadastro  |  Publicidade  |  Expediente  |  Contato  |  @  | 


O jornal das boas notícias


Publicidade

Empregos Manager Online

Clique para ver ampliada
Clique para ampliar

Baixe aqui a edição completa em PDF
Obtenha o Adobe Reader

 

Nesta edição

Cidade

Denize Garcia

Política

Boa Vida

Artigo

Cultura

Vip Vitrine

Login Folhanit

 

Edições Anteriores

 

Publicidade

Expediente

 

Mande seu e-mail

 


WEBDESIGNER:
NILSON RICARDO

 

 

 

Edição 694 -  Semana de 13 a 19 de dezembro de 2008
..::data e hora::..    00:00:00

CIDADE  redacao@folhanit.com.br


Vital Brazil investe em parcerias

O Instituto Vital Brazil (IVB) firma novas parcerias com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, para desenvolver produtos e pesquisas, a fim de alcançar, nos próximos três anos, sustentabilidade financeira em relação ao Governo do Estado, ao qual é vinculado. As parcerias fazem parte do plano de reestruturação que modernizará  o  parque industrial e instalará  novos laboratórios. 

A prioridade continua sendo a produção de soros contra veneno de animais peçonhentos, embora novos nichos de mercado estejam sob avaliação. A instituição pretende investir na volta da produção de medicamentos sólidos (comprimidos), embora outras pesquisas estejam em andamento, entre elas a que pretende comprovar a eficiência de exames pré-natais em papel de filtro, com utilização de apenas uma gota de sangue da mãe, para detectar doenças.

  Alguns convênios já resultaram em importantes projetos, por isso a intenção do IVB é desenvolver atividades científicas no Estado do Rio de Janeiro e a melhorar a qualidade de vida da população.

Enfermaria do Carlos Tortelly foi reaberta

A Enfermaria de Aids do Hospital Municipal Carlos Tortelly foi entregue à população, totalmente reformulada. Fruto de parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, através do Programa QualiSUS, a reforma visa melhorar a qualidade do ar fornecido aos profissionais de Saúde e pacientes internados na unidade. A enfermaria agora conta com um sistema de filtros para coletar o ar contaminado, tratá-lo e devolvê-lo limpo e esterilizado ao mesmo ambiente. O trabalho foi concluído pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e atende às especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Código Sanitário Municipal.

"Papai Noel" caça lojas que
desrespeitam o consumidor

Começou no dia 11, em Niterói, a operação "Papai Noel" do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor do Rio de Janeiro (Procon-RJ). Logo no início do primeiro turno, fiscais do Procon-RJ estiveram no Plaza Shopping visitando as lojas. A intervenção tem propósito de verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo com as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Serão verificadas irregularidades como ausência de preço dos produtos na vitrine, não emissão de nota fiscal, limite na compra com cartão de crédito, limite de tempo de conta para aceitação de pagamento com cheque, falta de aviso quando não se aceita cheque e ausência de placa com o número do Procon-RJ em local visível. Serão lavrados autos de infração nos comércios irregulares. Depois disso, os estabelecimentos terão prazo de 10 dias seguirem as normas. A multa varia de 200 a 3 milhões de UFIRs.

Pestalozi registra sua história em livro

O livro "60 anos – Uma história lapidada com amor", do jornalista Gilberto Fontes, conta a trajetória da Pestalozzi desde sua fundação, em 1948, incluindo passagens significativas que contribuíram para que a organização fosse considerada referência em reabilitação, defesa e inclusão de pessoas com deficiência no Brasil e no mundo.

O lançamento da obra faz parte do programa de comemorações do Jubileu de Diamante da instituição. Cada exemplar custa R$15. A renda total será revertida para o Programa de Profissionalização de Jovens e Adultos. A presidente Lizair Guarinod define o livro de Fontes como "um testemunho de como é possível uma instituição abraçar uma causa com amor e transparência".

Como dizia São Francisco,
"é dando que se recebe"

Campanha do Quilo 2008 da Nitnet movimenta a população niteroiense, em prol de doações de alimentos não perecíveis para instituições de caridade, igrejas e famílias carentes. A empresa oferece a seus assinantes descontos de até 10% na mensalidade para cada quilo doado, ou seja, quanto mais donativos forem dados, mais descontos nos meses subseqüentes. Quem quiser ajudar deverá entrar em contato com o setor comercial ou comparecer à central de atendimento (Rua Lopes Trovão, 134/ sobreloja 207 – Icaraí) até o dia 22. A campanha foi sucesso no ano passado, arrecadando uma tonelada de alimentos. A entrega das doações pode ser conferida através de registro do site www2.nitnet.com.br/a_respsocial.html.

Igrejas promovem apresentação de coral

Juntas, a Igreja Batista da Orla de Niterói e a Igreja Presbiteriana Betânia de Icaraí vêm ensaiando desde setembro aproximadamente 100 crianças, com idade entre 3 e 12 anos, para a apresentação da "Cantada Infantil de Natal". O evento será realizado neste sábado, dia 13, às 10h, no Campo de São Bento. O grupo vai interpretar oito músicas natalinas. Ao fim da exibição, os organizadores prometem um surpresa para o público.

Concerto de Natal na Maternidade
Alzira Reis Ferreira

Com o apoio da Fundação Municipal de Saúde , o Projeto "A Arte de Ver Nascer" apresenta o concerto de Natal "Todo meu amor por você" na terça-feira, dia 16, às 9 horas, na Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, em Charitas. Realizado nas enfermarias da unidade, o evento tem como convidada especial a violinista Priscila Farias, membro das orquestras Sinfônica Nacional, da Universidade Federal Fluminense (OSN-UFF), e da Filarmônica do Rio de Janeiro. Além de apresentar um recital de violino, a musicista declamará poesias, algumas de sua própria autoria. No programa estão "Jesus Alegria dos Homens", de Bach; "Aquarela do Brasil", de Ari Barroso; "Se todos fossem iguais a você", de Tom Jobim; "Tema do Hino da Alegria (9ª Sinfonia)", de Beethoven; e "Amigo", "Jesus Cristo" e "Como é grande meu amor por você", de Erasmo e do rei Roberto Carlos. "Todo dia é dia de Natal na maternidade municipal. O seu significado é nascimento, não só de lindos brasileirinhos, como da esperança, da paz, da concórdia e da justiça social", afirma o coordenador do projeto, o psiquiatra Daniel Chutorianscy.

Artistas apóiam campanha da LBV

A Campanha Natal Permanente Legião da Boa Vontade "Jesus, o Pão Nosso de cada dia!" visa arrecadar 462 toneladas de alimentos não-perecíveis, a serem entregues a famílias atendidas pela instituição. A iniciativa conta com apoio de artistas, entre eles o ator e diretor da TV Globo Jorge Fernando, padrinho da campanha, os atores Marcela Barrozo, Desirré Oliveira, Armando Babaioff, Sérgio Hondjakoff, Nizo Neto, Adele Fátima , Renato Prieto, Hugo Gross, Adriana Matos, entre outros. Os irmãos Daniele e Diego Hipolyto, a ex-jogadora de vôlei e comentarista olímpica Virna, o medalhista de Ouro do Pan Americano de Karatê Juarez dos Santos e o atleta paraolímpico Sandro Laina estão entre os atletas que apóiam a campanha da LBV.

A festa de confraternização, no Centro Comunitário e Educacional da LBV de Niterói, para as famílias que participam das atividades da instituição, será na próxima segunda, dia 15, das 10h às 12h, na sede da Alameda São Boaventura, 474, Fonseca. Informações pelo telefone 2501-0247.       

Niterói é alvo do turismo social

De acordo com o Ministério do Turismo, anualmente cerca de 15 milhões de brasileiros viajam de férias, mas 40% deles prefere passar o período em casa de parentes e amigos a se hospedar em hotéis. Uma alternativa para essa parcela da população está na prática do turismo social. "O objetivo é socializar o turismo no Brasil", afirma Andréa Oliveira, responsável pela franquia da Sbtur, inaugurada esta semana no Jardim Icaraí.

Os planos de viagem permitem que as despesas com diárias de hotel sejam pagas em parcelas. "O objetivo é facilitar e permitir o planejamento de atividades turísticas pelo Brasil, de forma acessível e barata", explica Andréa. Para o presidente da empresa, Paulo Freitas, o turismo social é uma das principais alternativas para o trabalhador inserir o lazer entre suas prioridades.

Santo de Casa faz milagre
e contraria ditado popular

Os primeiros produtos criados pelas oficinas do Projeto Santo de Casa estarão em exposição sábado e domingo, 20 e 21 de dezembro, no Campo de São Bento, das 9h às 12h. Quem passar por lá nesses dias terá oportunidade de saborear doces e salgados diversos e apreciar trabalhos em mosaico e artesanato em pano de prato, todos feitos por jovens de comunidades niteroienses. Para incrementar o evento, no rinque de patinação do campo, haverá apresentações de música, capoeira e hip hop, atividades também desenvolvidas pelos participantes das oficinas.

O Projeto Santo de Casa consiste num conjunto de ensinamentos ministrados por moradores da comunidade, em sua própria casa ou "negócio, para capacitação de atividades que possam gerar emprego e renda. É através da parceria entre a ONG Campus Avançado (empenhada em unir capacidades a competências) e o profissional (morador da comunidade) que muitos jovens têm a oportunidade de aprender na prática diversas profissões. Nesse contexto, ao ensinar sua atividade, o profissional se transforma em multiplicador. de possibilidades e agregador de valores, diante da reflexão, repercussão e solução de problemas relativos à juventude local. O processo acaba por "desvendar" potenciais "fronteiras econômicas" que possam vir a desencadear uma produção em escala, como, por exemplo, a de "moda praia" que o projeto Santo de Casa vem descobrindo no Morro do Preventório.

De acordo com a avaliação da artista plástica Leila B, o trabalho desses jovens tem composição artística e exclusividade. "Muitos produtos são excelentes opções de presente de Natal, diz empolgada diante dos primeiros resultados.

O projeto Santo de Casa oferece cursos de artes marciais, bordado, bordado com miçangas, bordado com paetê, crochê e fuxico, culinária, decoupagem, depilação, informática, manicura, mosaico, percussão, molde vazado e pintura em tecido nas comunidades do Cubango, Preventório, Cafubá, Santo Cristo, Vila Ipiranga, Centro, Morro do Céu e Largo da Batalha.

Prazo de pagamento do IPTU termina no dia 29

Termina no dia 29 de dezembro o prazo de pagamento IPTU para os contribuintes que não quitaram o carnê de 2008 ou estão devendo parcelas mensais do imposto. A partir de janeiro, o pagamento só poderá ser feito com novos boletos emitidos pela Secretaria da Fazenda, que virão com acréscimo de 20%, em média.

O secretário de Fazenda de Niterói, Moacyr Linhares, alerta os contribuintes que a Prefeitura anualmente inscreve na dívida ativa do município quem não quitou o imposto, gerando cobrança judicial, juros, multa e responsabilidade sobre as custas do processo. "Como temos um sistema moderno de arrecadação, não há a menor possibilidade de o débito prescrever", alerta o secretário.

Os carnês do IPTU 2009 já estão sendo entregues nas residências dos contribuintes, que têm até o dia 8 de janeiro para fazr o pagamento em cota única, com desconto de 10%. Quem optar por pagar de uma só vez o imposto em fevereiro terá desconto de 7% sobre o valor. Os contribuintes que não receberem o carnê do ano que vem devem pedir segunda via na Secretaria Municipal de Fazenda (Rua da Conceição, 100 – Palácio Araribóia - Centro)

Alegria compartilhada - A Unimed Leste Fluminense promoveu na AMF o último evento do ano do programa "Compartilhando a sua empresa". Destinado aos cooperados que aniversariam nos meses de outubro, novembro e dezembro, o evento faz parte da programação do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Cooperativa, cujo objetivo é integrar os médicos cooperados. No encontro, marcado pela descontração, os médicos Gabriel Neves, Demétrio Margem e Ralph Antunes exibiram pinturas, o pediatra Carlos Cordeiro apresentou sua coleção de livros antigos de medicina e o cardiologista Wellington Bruno surpreendeu os convidados com sua coleção de corujas decorativas.

 

Compare Produtos, Lojas e Preços

 

topo

 

topo

 

 

Sede: Rua Otávio Carneiro, 100 salas 1001/1002 - Icaraí - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2611-5400
Copyright © 1996-2008 Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
Melhor visualizado no Internet Explorer (1024x768)

website hit counter