Folha de Niterói Online

  | Página Inicial  |  Anteriores  |  Cadastro  |  Publicidade  |  Expediente  |  Contato  |  @  | 


O jornal das boas notícias


Publicidade

Empregos Manager Online

Clique para ver ampliada
Clique para ampliar

Baixe aqui a edição completa em PDF
Obtenha o Adobe Reader

ACESSE TAMBÉM
 FOLHANIT NO
 

 

Nesta edição

Cidade

Denize Garcia

Política

Boa Vida

Artigo

Nos bastidores
dos salões

Luna de Borgheuse

Cultura

Vip Vitrine

Login Folhanit

 

Edições Anteriores

 

Publicidade

Expediente

 

Mande seu e-mail

 


WEBDESIGNER:
NILSON RICARDO

 

 

 

Edição 737 -  de 31 de outubro a 6 de novembro de 2009
..::data e hora::..    00:00:00

Matéria  redacao@folhanit.com.br


Classe se confraterniza no Dia do Médico

O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi festejado com missa na capela de São Lucas, oficiada pelo padre Luís Maurício; hasteamento das bandeiras; hino nacional executado pela banda da PM e café da manhã. Por fim, uma sessão de homenagens foi dedicada a vários profissionais da área, através de diplomas de mérito e reconhecimento.

A médica Sônia Maris foi a mestre de cerimônias da solenidade realizada no Espaço Unimed-AMF. Entre os homenageados estavam Jano Alves de Souza, que recebeu o titulo de Médico do Ano; Ana Bazin, Mônica Morrissy Martins Almeida, Pedro Angelo Bittencourt e Gilberto Garrido Júnior.

Na ocasião, o presidente da AMF, Glauco Barbieri, lembrou a campanha pela valorização do médico, deflagrada pelo Cremerj, e defendeu o associativismo como solução para os problemas que afligem os profissionais do setor. Já o secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, afirmou que a AMF é o local ideal para o encontro.

Médicos resgatam o Rio Antigo em noite festa

Exuberância, beleza e alegria deram o tom do encontro

O clima exuberante da festa era o de Rio Antigo. Como se tivessem saído de um filme, lembrando o período que a Associação Médica Flumimense foi criada, os médicos festejaram seu dia e 80 anos da entidade incorporando personagens famosos em um cenário que resgatava o charme e a bossa da Lapa dos velhos tempos, caracterizada por botecos e garçons vestidos de malandros. Mas o glamour lembrava os clássicos hollywodianos da época. O ambiente luxuoso, decorado com flores exóticas tropicais e detalhes temáticos, valorizou as instalações do Nec Multiplace, o mais novo espaço de grandes eventos da cidade.

Discursos destacam importância do encontro

Para marcar oficialmente a data, houve alguns discursos, como o de Glauco Barbieri, presidente da AMF; Benito Petraglia, presidente da Unimed; Aluisio Tibiriçá, do Conselho Regional de Medicina; e do secretário de Saúde de Niterói, Alkamir Issa, que há 10 anos inaugurou as comemorações oficiais do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, Dia de São Lucas.

Glauco Barbieri disse, entre outras coisas, que a categoria é forte e supera dificuldades para alcançar seus objetivos. Ele ressaltou a importância da presença de políticos na festa e disse que, em sua opinião, são os porta-vozes das reivindicações da classe médica, tanto nas questões salariais, como de condições de trabalho. Além de agradecer aos parceiros e colaboradores, Glauco leu uma carta do senador Francisco Dornelles, levada pelo deputado estadual Tucalo Dias. "Todos nós devemos ser gratos aos médicos, que lutam e trabalham se superando a cada dia, trazendo vidas ao mundo e cuidando delas... nossos gabinetes estão à disposição da AMF e dos médicos de Niterói para o que precisarem", diz a carta assinada pelo senador. Ao citar a classe política, Glauco lembrou que o prefeito Jorge Roberto Silveira reuniu os médicos para ouvir sugestões sobre quem poderia comandar a pasta da Saúde na cidade. "Tivemos a oportunidade de apresentar Alkamir Issa, que na nossa opinião tem todos os requisitos para exercer o cargo, representar a todos e cuidar da saúde em nossa cidade."

A ordem era deixar o mundo lá fora

Figurinos lindíssimos, tanto das mulheres como dos homens, mostraram que a categoria estava mesmo ali para esquecer um pouco o mundo e viajar no tempo. Logo na entrada, os convidados foram recepcionados pelo grupo Grupo Unha de Gato, cujo repertório de chorinhos deu o tom revival que a noite exigia. Brindados com fotos deles próprios, feitas na chegada, com cenários do Rio antigo como pano de fundo, eles não pouparam criatividade nos trajes. Mulheres elegantérrimas de chapéus e luvas de vários tipos e tamanhos eram puro luxo, algumas mais melindrosas, outras mais para Rita Hayworth ou Ingrid Bergman. Os homens incorporaram desde boêmios cariocas a estilos como Hamphrey Bogart. Charme puro.

Música, dança e quitutes típicos
da "época de ouro"

A banda Fator RG7 se encarregou de fazer os convidados reviverem uma época lembrada com nostalgia por muita gente, até mesmo por quem não a viveu. Transformistas faziam performances no palco dançando samba, bolero, rock, twist e outros estilos, abrindo um grande túnel musical e surpreendendo com interpretações do personagem "Priscila, rainha do deserto". A festa foi produzida por Denize Garcia e o bufê pela baqueteira Vera Sueth, que criou um cardápio exclusivo para o evento, com pastéis, manjubinha, escondinho, casquinha de siri e vários outros quitutes servidos em bares e botecos, além de pratos sofisticados como terrine de hadock, rosbife com molho Dijon e carpaccios. Docinhos caramelados, tortas e mousses, entre outras sobremesas populares ou requintadas, arrancaram suspiros e elogios dos convidados.

Categoria tem o que festejar, mas a luta continua

Este ano, a confraternização teve sabor especial, já que o mês de outubro foi marcado pela aprovação, na Câmara Federal, da regulamentação da especializações da profissão. Para o secretário de Saúde, Alkamir Issa, a Festa do Médico é uma conquista importante, mas ainda há muito que lutar, como aumentos merecidos de salários e outras reivindicações do setor. "Tivemos grandes avanços em 2009 e poderemos ter mais ainda, segundo promessas do prefeito. Tenho certeza de que 2010 será melhor, e esse congraçamento é fundamental para que tenhamos êxito." Representando o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), o médico Aluísio Tibiriçá destacou a importância do evento e também lembrou a conquista da regulamentação do ato médico. "Estamos na vanguarda", comemorou.

 


 ESPECIAL SAÚDE & BEM ESTAR


Compare Produtos, Lojas e Preços

 

 

 

 

 

topo

topo

  

 

website hit counter Sede: Rua Dr. Paulo César, 279 / 201 - Santa Rosa - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2610-9120
Copyright © 1996-2009 Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
Melhor visualizado no Internet Explorer (1024x768)



 

website hit counter