Siga o Folhanit:  

Cidade Niterói

18/03/2016 às 19:07

Nova Catedral de São João Batista anima prefeito e arcebispo

Obra será construída com recursos da Igreja Católica reunidos com doações feitas por fiéis e empresas da região


O belo Solar do Jambeiro foi cenário na noite da última terça-feira de um encontro histórico entre o prefeito Rodrigo Neves e o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. O tema central da reunião foi o projeto da Nova Catedral de São João Batista, que será construída no Caminho Niemeyer e será polo de fé, cultura e turismo religioso no município. A nova Catedral será construída com recursos da Igreja Católica reunidos com doações feitas por fiéis e empresas da região. A Catedral poderá receber até cinco mil pessoas na nave principal e 15 mil na esplanada no entorno da edificação.

Durante a solenidade o prefeito, que esteve acompanhado das secretárias municipais Giovanna Victer (Planejamento, Modernização da Gestão e Controle) e Verena Andreatta (Urbanismo e Mobilidade Urbana) e do secretário de Governo, Roberto Salles, debateu ideias e planos sobre a nova catedral da cidade, projetada pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Na ocasião, foi anunciado um evento a ser promovido pela Arquidiocese de Niterói no próximo dia 31 para captação de recursos e formalização de apoio ao projeto com as ONGs Quintal de Ana e Niterói Mais Humana.

“Essa mobilização dos cidadãos e da Igreja é muito bonita e importante para Niterói. Essa catedral foi considerada pelo próprio Niemeyer um dos mais belos projetos elaborados por ele. Será um ponto de referência do turismo religioso e da atividade cultural e religiosa de Niterói. A Prefeitura criou todas as condições para desenvolvimento do projeto e torce para que ele se viabilize conforme o planejamento previsto”, destacou Neves.

Em coro, o arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias, que reservou um momento de oração para a solenidade, abençoando os presentes, ressaltou a importância do encontro para dar fôlego ao projeto e definir detalhes, além de agradecer os empenhos da Prefeitura.:“Este nosso encontro hoje foi um momento também de comunhão, de buscarmos, não apenas através da confraternização e do diálogo, esse empenho comum para que as obras da nova catedral possam se concretizar o mais rapidamente possível. Queremos contar sempre com esse apoio e parceria, porque não é apenas uma obra de fé, um projeto religioso, mas cultural, artístico e turístico, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer”.

 


Sede: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 171 - Sala 805 B - Centro - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2610-9120 | 2611-5400 - Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
2011 | Website desenvolvido por Movementes Comunicação na Web