Siga o Folhanit:  

Denize Garcia Esporte

10/06/2017 às 21:16

Estadual de Canoa Havaiana acontece domingo em Charitas

Chamada ´capital da vela´, Niterói é campeã em clubes de canoa havaiana no estado


A praia de Charitas ganhará um colorido todo especial neste domingo (11) com a II Etapa do Estadual de Canoas Havaianas de 2017, a partir das oito horas da manhã, em frente ao Aeroclube. A cidade, que já se consagrou mundialmente como capital da vela no Brasil, destaca-se também como a cidade com o maior número de clubes de Canoa Havaiana no estado do Rio, barrando a capital.

Mais de quatrocentos competidores vão participar do evento, promovido pela Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Escola de Remo do Niterói Hoe e da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói.

Ao todo, são quatro etapas no calendário anual, duas delas com cenário niteroiense. Os remadores disputam seis categorias: OC6 OPEN-Masculina, Feminina e OC6 -Estreante, Master, Sênior e Golden. Os percursos, que variam entre 8,5 km e 12 km, começam nas boias na Praia de Icaraí, seguem até a parte de trás da Ilha dos Cardos e terminam no ponto de origem.

De acordo com a Federação do Estado, que hoje possui mil e quinhentos remadores cadastrados, Niterói conta com mais de oito núcleos do esporte e oitocentos praticantes. “O número de remadores dobrou nos últimos três anos”, comemora o presidente da Federação do Estado e organizador do evento, Hélio Teixeira.

Ainda segundo ele, a Canoa Havaiana vem crescendo a cada ano por ser um esporte possível a pessoas de todas as idades, mesmo sem histórico de prática de atividades esportivas. Os organizadores também ressaltam os cuidados com o meio ambiente: o evento não utiliza equipamentos que necessitem de instalação elétrica, hidráulica ou saneamento. A organização do evento também realizará uma coleta seletiva com os detritos produzidos pelos participantes e visitantes.


Sede: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 171 - Sala 805 B - Centro - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2610-9120 | 2611-5400 - Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
2011 | Website desenvolvido por Movementes Comunicação na Web