Siga o Folhanit:  

Saúde Saúde

05/11/2012 às 22:57

Americanos conhecem trabalho desenvolvido pela Pestalozzi de Niterói

Niterói foi a única cidade visitada por eles fora das capitais Rio de Janeiro e São Paulo


Mauro Lins fala com a comitiva que visitou a Pestalozzi

Mauro Lins fala com a comitiva que visitou a Pestalozzi

Estiveram no último dia 26 na sede da Associação Pestalozzi de Niterói diretores da mais antiga instituição americana que atua no desenvolvimento de políticas públicas e científicas para estudos sobre deficiência mental. Recebidos pelo coordenador técnico da Pestalozzi, Mauro Lins, que organizou todo o evento, os profissionais escolheram a Pestalozzi devido ao trabalho pioneiro desenvolvido há mais de 60 anos no campo da deficiência mental. Niterói foi a única cidade visitada por eles fora das capitais Rio de Janeiro e São Paulo.

- Eles gostaram muito do Projeto Fazendinha, que prepara jovens com deficiência mental para o mercado de trabalho, e da Escola Especializada, que atende gratuitamente crianças com deficiência mental e desenvolve um trabalho especializado com psicólogos, terapeutas, fonoaudiólogos, neurologistas e pedagogos, disse Mauro. Composta de oito profissionais, entre eles a diretora executiva da AAIDD (American Associationon Intellectual and Developmental Disabilities), Margareth Nygren, e a diretora da Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidadede Massachusetts, Felícia Wilczenski –a delegação conheceu vários setores da instituiçãoe saiu motivada com a possibilidade de um intercâmbio entre profissionais da instituição americana, com sede em Washington e fundada em1876, e a entidade niteroiense. A presidente da Pestalozzi, Lizair Guarino, que estava em Brasília, lamentou não ter participadodo encontro.

- É uma honra para nós sermos procurados por instituições de outros países, como o caso da AAIDD. Não pude faltar ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conade, daí minha ausência involuntária, justificou ela.


Sede: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 171 - Sala 805 B - Centro - Niterói - RJ - Tel/fax: (21) 2610-9120 | 2611-5400 - Folha de Niterói. Todos os direitos reservados
2011 | Website desenvolvido por Movementes Comunicação na Web