Concessionária visa atingir 100% de coleta e tratamento de esgoto no município

Representantes da concessionária Águas de Niterói se reuniram com membros da Associação Regional de Jurujuba, hoje (27/11), para avaliar um projeto de expansão da rede de esgoto no bairro pesqueiro. A empresa já atua na região com abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, e pretende expandir o serviço de esgotamento sanitário para a comunidade do Cascarejo.

A visita foi conduzida pelo Subsecretário Regional de Jurujuba e Preventório, Rodrigo Santos, e pelo Assessor Regional, Marcello Mello, e acompanhada pelo diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, além de colaboradores dos setores de Engenharia, Operação e Comunidades da concessionária. O projeto será desenvolvido levando em consideração a topografia da região e o acesso marítimo, visando combater o despejo irregular de efluentes na Baía de Guanabara.

Atualmente, Niterói já conta com 95,6% de cobertura de esgoto e 100% de tratamento realizado nas nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Águas de Niterói. Até dezembro de 2028, a concessionária vai investir R$ 315 milhões para universalizar a cobertura de esgoto no município.

“Estamos trabalhando em mais um projeto estratégico para Niterói, que une tecnologia, engenharia e responsabilidade socioambiental. A expansão da rede de esgoto em Jurujuba está sendo estudada com soluções modernas capazes de atender à complexidade da região, garantindo uma intervenção duradoura e eficaz. Nosso objetivo é eliminar o descarte irregular de efluentes na Baía de Guanabara e levar mais qualidade de vida à comunidade do Cascarejo. Este projeto reforça nosso compromisso em investir em inovação e infraestrutura para alcançar a universalização do esgotamento sanitário”, reforçou o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.

Jurujuba é um bairro tradicional de Niterói, com forte economia voltada para a pesca, e foi o primeiro bairro do município a receber o Projeto Comunidade Integrada, da Águas de Niterói. As nove comunidades da região contam com um Parceiro Comunitário, colaborador da empresa que percorre o local sanando dúvidas, realizando vistorias de consumo, negociações de débitos, cadastros de novos clientes, trocas de titularidade e abertura de Ordens de Serviço (OS) para realização de reparos. Esses serviços contribuem diretamente para a qualidade de vida da população e para a valorização da região.