As últimas semanas trouxeram queda de temperatura e mar agitado em Niterói. Se para alguns niteroienses a mudança de tempo os fez se recolherem em casa, para outros foi a oportunidade perfeita de “cair” no mar. Foi o caso de alguns surfistas e do fotógrafo Lucca Biot, que registrou, em fotos e vídeos, sessões épicas de swells (ondulações) e tow-in (ocasião em que o surfista é rebocado de jet-ski) nas pesadas ondas de Itacoatiara, na Região Oceânica.

Um dos destinos do fotógrafo foi o temido Laje do Shock, atrás da Pedra do Pampo Club. Com ondas podendo chegar a mais de 3 metros em dias de ressaca no mar, o local possui um dos tubos mais potentes e desafiadores do Brasil. Quem aproveitou os incríveis swells do Shock foram os surfistas profissionais Pedro Calado, Lucas Fink e Gabriel Sampaio.

 

Lucca Biot entrou também no Praião de Itacoatiara. Lá registrou belas imagens do mar e de ondas que deixaram “Itacoá”, como é chamada carinhosamente pelos seus frequentadores, mais parecida com as praias havaianas. O vídeo postado por Biot em seu canal no YouTube apresenta um dia de ondas gigantes, final de tarde épico, manhã de águas cristalinas e, é claro, muito tubo.

Já no segundo dia de swell, que chegou na última semana ao Rio de Janeiro, Lucca partiu direto para Itacoatiara, depois de passar por Manitiba, em Saquarema.

Segundo Biot, foi uma sessão épica de tow-in, onde Lourenço Katz pegou uma das maiores ondas surfadas no Brasil e Gabriel Sampaio pegou um tubão. “Que dia. Mais um swell se encerrando aqui pelo Rio de Janeiro. Obrigado a todos que fizeram parte e até o próximo”, escreveu Lucca na descrição do vídeo.

Caíram no mar pesado de Itacoá os big riders Gabriel Sampaio, Lourenço Katz, Pedro Calado, Felipe Vinagre e Marcelo Ribeiro.

Fontes: Canal Lucca Biot (YouTube) e portal Waves.