Neste sábado (24), Niterói inaugurou o seu primeiro jardim japonês. Cerca de 100 pessoas acompanharam a inauguração que aconteceu no Horto do Barreto, na Zona Norte da cidade. Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Neves, o secretário executivo Axel Grael, o cônsul do Japão no Brasil Yoshitaka Hoshino, o presidente da Câmara, Paulo Bagueira, a secretária de Conservação, Dayse Monassa, além de representantes da comunidade japonesa em Niterói. A festa contou ainda com a apresentação do grupo Nikkei Taiko, que conta com 60 integrantes e promove a cultura japonesa no estado do Rio de Janeiro.

“A cada ano que passa a gente poder fazer mais pela população é muito importante. Esse jardim, e a revitalização aqui do Horto, é muito importante para a população que mora aqui na redondeza. É uma área de lazer, tem aula de dança, ginástica, ballet e agora o jardim japonês que é mais uma opção de passeio. Queremos que seja transformado em um símbolo de autoestima para os moradores do Barreto”, disse Rodrigo.

O novo espaço conta com pontes suspensas, área de meditação, lago com carpas, arbustos e lanternas de pedra. Com o novo projeto, no qual foram investidos R$ 1,5 milhão, o parque também ganhou pista de patinação e mais 600 mudas de árvores.

O Cônsul japonês no Rio de Janeiro,Yoshitaka Hoshino, demonstrou gratidão com o jardim.

“Essa inauguração faz parte do aniversário da cidade, mas também acontece na época que está completando 110 anos que os descendentes japoneses vieram para Niterói. Espero que esse jardim perpetue como símbolo da amizade entre nossos povos”, declarou.

O Horto terá, ainda, um novo portão de entrada e uma lona para a cobertura do anfiteatro, onde ocorrem aulas de dança e as atividades do Projeto Gugu, com ginástica para a terceira idade. A prefeitura espera que o investimento no Parque Municipal Palmir Silva, conhecido como Horto do Barreto, torne o local referência em lazer na região.