Flavia Abranches é jornalista. Instagram: @flavi_abranches

O Brasil registrou quase 50 mil mortes no trânsito, de acordo com o recente Relatório da Situação Global da OMS. Até 2020, nosso país precisa cumprir o acordo firmado com a ONU de reduzir as mortes no trânsito para cerca de 21 mil ao ano. Para isso, é necessário que as ações no trânsito tenham início de maneira urgente. Meu papo essa semana é com a Priscilla Lundstedt Rocha, Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da NITTRANS, que esclarece como cada cidadão pode e deve transformar o comportamento diário para se preservar a vida no trânsito e quais caminhos Niterói tem percorrido por meio de ações educativas.

Flavia: No dia a dia, a falta de educação no trânsito, tanto dos motoristas, quanto de ciclistas e pedestres, pode levar a acidentes fatais. Como alcançar a população para transformar a educação no trânsito?

Priscilla: É preciso conscientização diária e mudança do comportamento. Segundo as estatísticas, a cada 25 segundos há um acidente de trânsito no mundo; no Brasil a cada 57 segundos há um acidente e a cada 11 minutos e 21 segundos alguém morre vítima de um acidente de trânsito. Cada um de nós É O TRÂNSITO! Isso se mostra em pequenos atos de gentileza, como respeitar aquele que pretende atravessar uma faixa de pedestres, ainda que estejamos com pressa, ou não estacionar numa vaga reservada para idosos ou deficientes físicos, não acelerar no sinal amarelo, respeitar a distância lateral ao ultrapassar bicicleta, etc.

Flavia: Quais dicas diárias para se preservar a vida e ser um motorista, pedestre ou ciclista defensivo? 

Priscilla: As dicas se resumem nas atitudes de cada pessoa. Pensar no outro, pensar em si e fazer o que é correto, não por ter medo de ser chamado atenção ou autuado, mas pelo simples fato de valorizar sua vida e a do outro. Por exemplo: não usar o celular ao volante no carro, na bicicleta ou na moto; não dirigir colado na traseira do carro da frente; não dirigir alcoolizado, usar o  cinto de segurança, respeitar a distância de 1,50m do ciclista, respeitar a sinalização e o limite de velocidade da via…

Flavia: Niterói conseguiu reduzir os acidentes de trânsito em 85%. Quais os maiores desafios para alcançar tal índice e ações realizadas na cidade?

Priscilla: Niterói cresceu, evoluiu e evoluímos com ela. O trânsito ficou mais complexo. A Prefeitura de Niterói, por meio da NITTRANS, segue reduzindo significativamente os impactos de um crescimento acelerado de veículos e o número de acidentes. Isso acontece por meio de mais de 190 pontos semafóricos, 16 painéis informativos, o CCO Mobilidade que funciona 24 horas todos os dias e agentes de trânsito nas ruas diariamente com o objetivo de educar, orientar e fiscalizar.  Percebemos o quão importante tem sido o impacto das políticas públicas em prol de uma melhor educação para o trânsito e mobilidade quando comparamos nossos números a outras cidades do Brasil.

Flavia: Este mês vai acontecer a 3ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para docentes em Niterói. Ao transformar professores através da educação no trânsito, se transforma os alunos? O resultado tem sido positivo?

Priscilla: Sim, transforma-se. O resultado é observado pela mudança de comportamento do aluno, que aca

ba sendo reproduzido pela família. Conseguimos uma mudança de comportamento nos adultos, afinal ser chamado atenção por um filho para a grande maioria é um ponto de atenção para a mudança de atitudes. A Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para docentes levam os professores a explorarem o tema trânsito e suas variáveis, através dos diferentes campos de conhecimento, compreender sua complexidade e urgência social. O tema trânsito deve ser concebido como forma de desenvolver atitudes e valores pautados no respeito, na cooperação, na solidariedade, entre outros fundamentais à vida em sociedade. A frase de Nelson Mandela ilumina o tema: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.  Espero que todos possam participar !

Priscilla Lundstedt Rocha é Professora, Educadora de Trânsito, Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da NITTRANS. É Especialista em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito. Graduada em Direito e Filosofia e Mestra em Filosofia do Direito. E mãe da Cecília Milagros.

E-mail: [email protected]

Whatsapp: (21)984005908