Desocupado desde 2019, o Condomínio Nossa Senhora da Conceição, conhecido como “Prédio da Caixa”, pode ganhar uma nova função a partir de um projeto de retrofit anunciado pela Prefeitura de Niterói. Localizado na Avenida Amaral Peixoto, uma das principais vias do Centro, o edifício de 11 andares, construído na década de 1960, é alvo de um edital que prevê sua requalificação estrutural e urbanística e convoca empresas e instituições interessadas a apresentarem estudos e projetos técnicos que avaliem a viabilidade do retrofit do prédio.

A iniciativa marca o início formal do processo de manifestação de interesse para a recuperação do imóvel, atualmente desocupado e degradado. A expectativa do município é que, ao final do processo, seja firmado um contrato de Parceria Público-Privada (PPP), viabilizando os investimentos necessários para a execução das obras.

Segundo a Prefeitura, o projeto deverá garantir a implantação de habitações de interesse social, a criação de estabelecimentos comerciais no térreo, a reforma da fachada e a adoção de soluções de eficiência energética. A proposta busca integrar moradia, atividade econômica e sustentabilidade, contribuindo para a revitalização do Centro da cidade.

“Estamos transformando um símbolo de degradação do Centro em um símbolo de reviver e futuro. O antigo ‘Prédio da Caixa’ será completamente transformado como um marco da Niterói que estamos construindo de forma coletiva: sustentável, inclusiva e próspera”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.