MarLI, ou Maré Literária, é o nome da primeira e maior feira literária que promete agitar a região oceânica de Niterói, nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro, em Itaipu, com curadoria do Jackson Jacques.
O evento Maré Literária tem como objetivo diminuir as desigualdades socioeconômicas e culturais através do incentivo ao hábito e encantamento pela leitura.
A programação inclui ciclo de debates, feira literária, contação de histórias, lançamentos de livros, exposições, oficinas e ainda Saraus Literários ao final de cada dia, além de um espaço acessível para leitores especiais. Todas as atividades serão gratuitas.
A festividade vai acontecer no bairro de Itaipu, conhecido pela sua beleza natural, em parceria com o Museu de Arqueologia, envolvendo a utilização de seus espaços para a montagem da Maré das Artes e Maré Criativa, e com a Vila dos Pescadores que participará ativamente da programação incluindo os debates, contações de histórias, e ainda estará representada na Praça de Alimentação pelas barracas com quitutes da culinária local.
Os artesãos de Niterói também terão espaço para expor seus trabalhos.
No sábado, dia 21, será a grande final do Festival Mar de Música, na Praça dos Pescadores.
O projeto foi envolvido com os coletivos do bairro de Itaipu e parceria com os projetos:
Aruanã (monitoramento de tartarugas marinhas)
Mar do Conhecimento
Ao Mar
Conexão Circular Impacta Itaipu
Cooperativa Recicla Show, do Engenho do Mato
Roda Verde (compostagem)
Idealização do IGAI, realização KFTOX, Gestão Sustentável LIX Soluções Sustentáveis.