Niterói deu início ao projeto “Fruta no Pé”, que será o maior plantio urbano de frutas já realizado no Brasil em extensão territorial. Ao longo de 11 quilômetros do Parque Orla de Piratininga, a Prefeitura já iniciou o plantio. Nos últimos dois meses, 900 mudas de espécies frutíferas e nativas foram plantadas. Estas espécies dificilmente são encontradas, mas despertam a memória afetiva e criam oportunidades de contato com a natureza para crianças e famílias que visitarem os nichos. A previsão é de que, em sete meses, mais de 5 mil mudas estejam plantadas. Depois que florescerem, quem quiser poderá passear, se refrescar à sombra dos pés e ainda colher os frutos como se fosse uma área rural.
A ideia é criar um verdadeiro corredor verde e produtivo, com espécies como jamelão, jenipapo, grumixama, pitanga e amora. Dentre as espécies, também estão araçás, uvaias, cereja-do-mato, cajus, pimenta-branca e as emblemáticas palmeiras jerivás que, com o tempo, foram sumindo dos mercados e da rotina alimentar das pessoas. O projeto promove sustentabilidade, reforça a biodiversidade e incentiva a alimentação saudável nas ruas da cidade, com vários fragmentos florestais plantados ao longo do caminho.
O projeto é mais uma etapa do processo de revitalização ambiental e urbanística do Parque Orla de Piratininga, unindo preservação da natureza, valorização dos ecossistemas de restinga e estímulo à convivência em áreas verdes.