O Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou na manhã de hoje (01/10) o primeiro Café com a Imprensa com o objetivo de aproximação com os veículos locais.
Durante o evento, a chefe da Unidade de Imprensa da Rede Ebserh para as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, Mariana Duarte, falou do trabalho desenvolvido na comunicação e da atuação da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra 45 hospitais universitários no país, incluindo o Hospital Universitário Antônio Pedro na prestação de serviços assistenciais gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na formação de profissionais e na realização de pesquisas e inovação.
A gerente de atenção à Saúde do Huap, Áurea Grippa, explicou o funcionamento do Huap, a estrutura, número de empregados, servidores, residentes, as principais vias de acesso dos pacientes aos atendimentos ambulatoriais, procedimentos, exames ou internações, por meio das Centrais de Regulação do município e do estado.
O superintendente Beni Olej, falou que atualmente há mais de 100 pesquisas no Huap, destacando a relevância do Hospital Universitário como instituição também de pesquisa e ensino, e que atende pacientes de alta e média complexidade.
A iniciativa teve como objetivo, a aproximação com a imprensa local para tirar dúvidas estreitando o relacionamento e otimizando o diálogo com os jornalistas, resultando na apresentação de pautas positivas no âmbito da Ebserh e do HU com relevância para a sociedade.
Para a chefe da Comunicação do Huap, Carla Araújo, essa aproximação com a imprensa é uma via de mão dupla, esse contato faz com que o trabalho flua melhor, mais tranquilo, para poder levar a informação para a população, do que está sendo desenvolvido no hospital para que as pessoas vejam. “ A imprensa é a forma com que a gente mostra o que está acontecendo dentro do hospital para a comunidade, isso é muito importante, é fundamental”, justifica. De acordo com ela, a ideia é fazer cada vez mais esses encontros para ampliar os contatos para que as pessoas tenham cada vez mais acesso às informações.