Concessionária é responsável por universalizar o abastecimento de água na cidade
Quem mora em Niterói há pelo menos 26 anos acompanhou de perto a transformação do cenário de saneamento básico na cidade. Quando Águas de Niterói iniciou sua operação, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Hoje, a concessionária atende com água tratada 516 mil pessoas e oferece uma cobertura de esgoto de 95,6%. A empresa já investiu mais de R$ 1,7 bilhão e segue apostando em obras de melhoria para levar tratamento de esgoto a todos os niteroienses. Niterói se consolida como a 1ª colocada do estado e 3ª do Brasil em saneamento, segundo o ranking do Instituto Trata Brasil.
Nos próximos três anos, a concessionária do Grupo Águas do Brasil vai investir mais R$ 300 milhões em obras de infraestrutura, com o objetivo de universalizar a cobertura de esgoto em todo o território niteroiense até dezembro de 2028. A iniciativa vai contemplar todos os bairros e comunidades da cidade fluminense, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e saúde da população, a valorização imobiliária e a preservação dos corpos hídricos de Niterói, com destaque para as lagoas de Piratininga e Itaipu e para as praias da Baía de Guanabara.
Niterói conta com nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que tratam 100% do esgoto coletado. Duas dessas ETEs, Maria Paula e Sapê, são completamente automatizadas e operadas à distância. Águas de Niterói também conta com um Centro de Controle Operacional (CCO), onde especialistas monitoram, 24 horas por dia, sete dias por semana, o abastecimento de toda a cidade. O município também se destaca no combate às perdas de água, com um índice inferior a 20%, número bem menor do que a média nacional. Essas conquistas são resultado do trabalho de excelência operacional da concessionária, que investe constantemente em automação, inovação, tecnologia de ponta e sustentabilidade.
A Baía de Guanabara também é reflexo dos investimentos da empresa. Praias como Icaraí, Boa Viagem e Flechas passam por grandes transformações, mantendo a balneabilidade ao longo de grande parte do ano. O retorno de animais marinhos considerados bioindicadores, como tartarugas, arraias e golfinhos, para essas praias demonstra a evolução da qualidade da água.
Águas de Niterói também colabora diretamente com o desenvolvimento econômico do município com a Tarifa Social, que vai beneficiar cerca de 20 mil famílias, e com a Tarifa do Pequeno Comerciante, iniciativa que vai impactar positivamente cerca de 4 mil pequenos comércios em Niterói, gerando novos empregos, fontes de renda e incentivando o empreendedorismo no município.
A empresa atua fortemente nas comunidades locais por meio de um setor especializado no relacionamento com as lideranças comunitárias e o Programa Comunidade Integrada. Presente em 18 comunidades, o programa, iniciado em 2023, tem como objetivo ampliar o diálogo entre as comunidades locais e a concessionária, otimizando os serviços prestados e levando mais qualidade de vida e dignidade a todos os moradores. O Comunidade Integrada também disponibiliza um Parceiro Comunitário – colaborador da concessionária que percorre toda a região sanando dúvidas, realizando vistorias de consumo, negociações de débitos, cadastros de novos clientes, trocas de titularidade e abertura de Ordens de Serviço (OS) para realização de reparos.
“Chegar aos 26 anos com tantos resultados positivos é motivo de orgulho para todos nós da Águas de Niterói. Somos uma concessão madura, que segue investindo de forma robusta para melhorar a vida das pessoas, impulsionar o desenvolvimento da cidade e cuidar do meio ambiente. Cada nova obra, cada estação modernizada e cada iniciativa de educação ambiental refletem esse compromisso. É gratificante ver como o saneamento transforma a realidade – valoriza os bairros, atrai novos negócios, protege nossas lagoas e praias e garante mais saúde e bem-estar para a população. Seguimos firmes nessa jornada, trabalhando todos os dias para que Niterói continue sendo referência em saneamento e qualidade de vida”, declarou o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.








