Campeãs olímpicas garantem conquista por antecipação

No último sábado (15), em Enoshima, no Japão, a niteroiense Martine Grael, junto com a sua dupla Kahena Kunze, subiram no topo do pódio da classe 49er FX, em uma conquista garantida por antecipação.

Depois de uma semana irretocável, em que venceram quatro das sete provas disputadas, as campeãs olímpicas completaram a última regata em quarto lugar, aproveitando para adquirir o máximo possível de conhecimento da raia dos Jogos Olímpicos. As brasileiras terminaram o campeonato com apenas 19 pontos perdidos, bem à frente das neozelandesas Maloney e Meech (45 p.p.) e das suecas Wester e Netzler (48 p.p.), que completaram o pódio.

“A gente nunca venceu um campeonato por antecipação, é o primeiro. Para a gente é bem importante saber que consegue velejar bem na raia olímpica. Fizemos uma preparação boa para cá”, afirmou Martine Grael.

O evento-teste reuniu 466 velejadores de 44 países. As regatas aconteceram na raia de Enoshima, a mesma dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A competição reúne as dez classes do programa olímpico: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17.