‘Clima’ de Olimpíada

A disputa da maratona nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, poderá ter seu horário adiantado por causa do forte calor previsto para o verão na capital japonesa. O e o Comitê Organizador de Tóquio pretendem iniciar a corrida de 42.195 metros cedinho, entre 5h30 e 6 horas. No verão deste ano, o Japão bateu recordes de calor, com os termômetros chegando a registrar 41 graus. E tem gente que ainda diz que o aquecimento global não passa de uma invenção.

Proteção climática

Ainda falando sobre aquecimento global, o Banco Mundial anunciou, nesta semana, que disponibilizará aos países em desenvolvimento 200 bilhões de dólares para investimentos em ações de proteção ao clima. A cifra representa o dobro do valor previsto para os próximos cinco anos, estabelecido durante as negociações do Acordo de Paris, em 2015. Segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), os valores gastos por esses países na proteção ao clima foram de 48,5 bilhões de dólares em 2016 e de 57,6 bilhões em 2017.

Já no Brasil…

Aqui podemos ter um verão ligeiramente mais quente que o normal entre 2018 e 2019, “graças” ao temido fenômeno climático El Niño. A Organização Meteorológica Mundial calcula de 75% a 80% as chances de formação de um El Niño de fraca intensidade até fevereiro do ano que vem, com 60% de probabilidade de se estender até abril. Ele também costuma diminuir volume de chuvas no Norte e aumentar precipitações no Sul.

Fogos silenciosos

O Réveillon na Avenida Paulista, em São Paulo, terá queima de fogos silenciosa pela primeira vez. A medida pretende evitar transtornos para idosos, crianças, pessoas com deficiência e animais, que podem sofrer efeitos colaterais causados pelos ruídos intensos. Aliás, os grupos de defesa dos animais foram os que mais cobraram autoridades para uma mudança de postura.

A ‘High School’ de Niterói

Após ser reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação de New Brunswick, no Canadá, como a única Offshore Canadian School no Brasil, a Escola Canadense de Niterói dará uma ótima oportunidade para os seus alunos do High School a partir de 2019: os formados receberão o duplo diploma, um emitido pelo Ministério da Educação de New Brunswick e outro pelo Ministério da Educação do Brasil. Que ótima notícia!

The B.E.S.T.

Niterói foi bem representada no campo da medicina na Europa. O cirurgião Antonio Carlos Pantaleão Jr., que tem uma clínica em Icaraí, esteve em Bruges, na Bélgica, para participar da 15ª edição do Congresso B.E.S.T. – Bariatric Endoscopy Surgery Trends, que esse ano teve como tema principal as cirurgias revisionais. O congresso internacional é de grande prestígio na área da cirurgia bariátrica e metabólica e reúne os mais renomados e experientes especialistas mundiais anualmente.

MAC rubro

O MAC ficou, na noite da última terça-feira (04), iluminado de vermelho para chamar atenção da população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids. A iluminação faz parte do Dezembro Vermelho – campanha que leva esse nome em referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo como a resposta à epidemia de AIDS. 

Turismo em alta

Nesta semana foi lançada a nova marca turística “Niterói para o mundo”. A iniciativa, que tem como objetivo destacar as singularidades e belezas naturais do município, é promovida pelo Sebrae Rio em parceria com a Prefeitura, a Neltur e o Niterói Convention & Visitors Bureau. Além da apresentação oficial, o lançamento incluiu uma palestra com Luiz Barretto, ex-ministro do Turismo, no MAC.