O Programa Região Oceânica Sustentável, que conta com recursos obtidos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), está cada vez mais perto de ser executado. O secretário-Executivo Axel Grael assinou, nesta semana, o contrato com a Aquamodelo Consultoria e Engenharia, que vai elaborar o Projeto Básico para estabilização da Praia de Piratininga e a recuperação do seu calçadão.

A empresa vai avaliar a dinâmica da praia e elencar todas as possíveis alternativas para recuperação e estabilidade da estrutura. Também será feita a modelagem matemática de toda a praia e seu entorno para simular as diversas opções e assegurar o controle de impactos ambientais. O produto final será um projeto básico para, a partir dele, ser feita uma nova licitação para a contratação das obras de reparo do calçadão.

“O objetivo desses estudos que vêm sendo desenvolvidos é encontrar uma solução definitiva para o calçadão de Piratininga, que tem um histórico de destruição pela ação do mar. A atual gestão não quis repetir soluções paliativas utilizadas no passado e que duraram apenas até a próxima ressaca. Decidiu fazer uma análise de toda a dinâmica costeira da praia e seu entorno e buscar a melhor alternativa que garanta a proteção e a melhor utilização deste cartão-postal da cidade”, comentou Axel.

O investimento é de R$ 750 mil e o prazo de conclusão dos estudos é de nove meses.