Após um ano, programa foi prolongado por igual período

A Prefeitura de Niterói garantiu a permanência dos agentes do programa Niterói Presente nas ruas da cidade por mais um ano. O programa, que é totalmente custeado pela Prefeitura, com um investimento anual de R$ 25 milhões, completou um ano no último dia 15 de dezembro e disponibiliza diariamente o reforço de 300 homens nas ruas de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca (Alameda São Boaventura), liberando o efetivo do 12º BPM para atuar em outras regiões da cidade.

O secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Paulo Henrique Moraes, responsável pelo convênio do Niterói Presente entre a prefeitura com o governo do estado, disse que os objetivos do programa foram alcançados, o que justificou a renovação. Segundo o secretário, o sucesso das operações do Niterói Presente resultou em uma série de solicitações da sociedade civil para sua expansão para outras regiões da cidade.

“O “feedback” da população é o melhor possível, a ponto de gerar inúmeras solicitações para a ampliação do Programa. Mas, nada disso teria acontecido sem a dedicação dos profissionais que estão no cotidiano da operação, sem a participação do povo niteroiense”, disse.

Em um ano de atuação, os agentes prenderam mais de 160 criminosos com mandado de prisão expedido pela Justiça. No período, mais de cem pessoas também foram presas em flagrante nas ruas da cidade por crimes que vão de roubo e furto a porte ilegal de arma de fogo. Entre as mais de 400 ocorrências registradas, destacam-se ainda posse/uso de material entorpecente e recuperação de carros roubados.

Para Luiz Vieira, Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, O Niterói Presente tem dado tranquilidade a comerciantes e moradores.

“É um projeto de suma importância para a segurança de Niterói é fundamental para o comércio e para o dia a dia dos moradores. Tendo seu direito de ir e vir garantido, os moradores passam a consumir mais, as pessoas passam a adquirir os serviços com mais tranquilidade e fazem a economia girar. Com certeza foi um ganho para a cidade. Os números nos mostram isso. Os comerciantes já percebem. É um projeto que veio para ficar. Uma nova modalidade de policiamento com presença ostensiva e visibilidade. Eles estão sempre presentes seja de carro, moto, ou a pé. E isso é fundamental “afirmou o presidente do CDL.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Moacyr Chagas de Souza, avalia de forma positiva a atuação e forma de agir das equipes que atuam no programa.

“O projeto tem ajudado bastante à cidade a diminuir os índices de violência nos locais que atuam. É importante também porque ajuda a suprir, nessas áreas, a deficiência que sabemos que existe por conta do número de policiais existentes na cidade. Podemos dizer que é um trabalho que melhora a sensação de segurança na medida que avança nos bairros”, opinou Chagas.

Dona de uma banca de jornais, que funciona há mais de 20 anos na esquina das ruas Aurelino Leal com Almirante Tefé, no Centro, Célia Regina Cabral, disse que a segurança no local melhorou muito com a chegada dos agentes.

“Essa região sempre teve muitos assaltos. Nunca aconteceu comigo, mas muita gente vinha aqui na banca reclamar que tinha acabado de ser roubado e não encontrava um policial para ajudar. Agora isso não acontece mais e eu sempre vejo esses policiais do Niterói Presente de colete toda hora. Eles fazem um trabalho muito bom”, elogiou Célia Regina.

O representante de vendas Francisco Carlos Almeida mora no Fonseca e disse que a segurança no bairro melhorou muito com a chegada dos agentes do Niterói Presente.

“Fiquei feliz porque com a chegada dos agentes no meu bairro as coisas se acalmaram um pouco. Na frente da minha casa, à noite, eu já vi os agentes parando motos, pedindo documentos, e eu gostei muito da forma como as abordagens foram feitas, com educação e respeito. Eu estava na janela olhando a ação deles. As pessoas abordadas não eram ‘meliantes’, mas poderiam ser. Só a presença dos agentes já inibe a ação dos marginais”, disse o morador do Fonseca. 

Os integrantes do Niterói Presente patrulham as ruas dos bairros onde atuam em grupos de três agentes a pé, de carro ou em motos. O contingente também participa de operações que envolvem o trabalho conjunto com outras forças de segurança, como a Operação Papai Noel e o esquema especial de segurança do Réveillon.