A Fundação Municipal de Saúde abriu mais um local de atendimento para as pessoas portadoras de HIV/ Aids: a Policlínica Regional do Fonseca. O atendimento no novo Serviço de Atenção Especializado (SAE) ocorre toda terça-feira, das 13 às 17 horas, e sexta-feira, das 8 às 12 horas, para moradores do Fonseca e região. No SAE, os pacientes dispõem de ampla assistência e tratamento, além de cuidados de acolhimento e prevenção.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, diz que todas as unidades da rede básica realizam o teste gratuito de HIV e explica como a população é atendida pelo Serviço Especializado.

“É importante a realização do teste em nossas unidades. A partir da confirmação do diagnóstico do HIV, o paciente é encaminhamento para o SAE mais próximo de sua residência e recebe todos os cuidados necessários”, explicou.

O novo SAE conta com uma equipe formada por médico infectologista, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e pelos setores de vigilância e farmácia. A chefe de Vigilância da Policlínica, Cláudia Márcia, afirma que a unidade já realizava testes rápidos e encaminhava para o tratamento em outras unidades de saúde de Niterói.

“Com esse ambulatório, os pacientes da unidade poderão receber os antirretrovirais e terão assistência na própria unidade, sem a necessidade de se afastar do local onde residem”, declarou.