Prefeitura assinará convênio com Marinha e UFF para que estudantes possam ser estimulados a realizar pesquisas relacionadas ao mar

Niterói ampliará ainda mais a sua vocação para assuntos relacionados ao mar. Depois de ser referência em esportes náuticos e projetos para limpeza de enseada, a cidade terá um navio-escola para estudantes universitários que também será visitado por alunos da rede pública municipal. O navio da Universidade Federal Fluminense (UFF) será batizado de Ciências do Mar III, ficará ancorando no bairro da Ponta da Areia e será utilizado para pesquisa e estímulo aos assuntos relacionados ao mar.

Para dar apoio e a ampliar a utilização do navio, o prefeito Rodrigo Neves recebeu nesta sexta-feira (17), em seu gabinete, representantes da universidade e da Marinha do Brasil, além de secretários municipais, que discutiram parcerias com o objetivo de incentivar pesquisas na cidade. A Prefeitura assinará um protocolo de intenções com a Universidade e com o Departamento de Hidrografia da Marinha e o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra).

“Niterói é uma cidade com uma vocação marítima incontestável. Temos diversos clubes náuticos, como a vela, e hoje também a canoa havaiana. Também desenvolvemos projetos de recuperação de enseadas”, pontuou Rodrigo Neves. “Essa parceria entre Prefeitura, UFF e Marinha – três instituições de produção de conhecimento de extrema importância e de excelência – poderá abrir espaço e incentivar nossos jovens com assuntos relacionados ao mar. Também daremos apoio para publicações cientificas”, disse.

O navio-escola está sendo construído para ser administrado pela Universidade Federal Fluminense e aberto para estudos em diversas áreas relacionadas ao mar e visitas agendadas para alunos da rede pública.

“Este é mais um passo na cooperação da Universidade com o Município. Esse tipo de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento cientifico e econômico. Nesse convênio também teremos a participação de dois órgãos da Marinha de extrema importância”, disse o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O almirante Marcos Augusto Leal de Azevedo, coordenador executivo do Cembra, destacou que essa é uma parceria histórica com a UFF e a prefeitura.

“Já existe uma sinergia entre esses órgãos: vários nossos oficiais são formados pela UFF e temos um bom relacionamento com a Prefeitura de Niterói. Essa nova parceria vai permitir que mais jovens tenham a oportunidade de conhecer o navio escola e a vida no mar”, observou o almirante.

A reunião também foi acompanhada pelo vice-almirante Antônio Garces, diretor da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, e pelos secretários de Planejamento, Axel Grael, e de Fazenda, Giovanna Victer.