Prefeitura discute convênio para visitação do espaço, que será integrado ao circuito de museus de Niterói

Niterói poderá contar, em breve, com mais um importante equipamento cultural no seu circuito de museus históricos. A prefeitura de Niterói discute uma parceria com a Marinha para que o Espaço da Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação, situado no complexo naval da Ponta da Armação, no bairro da Ponta da Areia, seja aberto ao público nos finais de semana.

O prefeito Rodrigo Neves visitou o local e o navio Vital de Oliveira. Ele foi recebido pelo vice-almirante Antonio Fernando Garcez Faria e diretores da instituição.

“Esse é um espaço muito interessante e de uma grande importância histórica. Quando for aberto ao público, vai valorizar muito o bairro da Ponta da Areia”, ressaltou Rodrigo Neves.

O museu fica no andar térreo da Casa d’Armas da Ponta da Armação, que pertence a um patrimônio arquitetônico nacional e foi construído entre os anos de 1644 e 1666, em pleno período do Brasil Colônia. Já a embarcação possui a maior quantidade de equipamentos científicos a bordo de todo o cone sul, capazes de atender a todas as áreas de conhecimento das ciências do mar, incluindo levantamentos topográficos do fundo do mar.