Segundo ranking do Instituto Trata Brasil, cidade está em 10° lugar entre os 100 maiores municípios brasileiros

O Trata Brasil anunciou, nesta semana, o ranking dos 100 maiores municípios brasileiros em relação ao saneamento. Entre os 20 melhores figura Niterói em 10° lugar, o único município fluminense nesse seleto grupo. O ranking é divulgado anualmente e, de 2018 para 2019, Niterói subiu nove pontos na classificação já que ano passado estava no 19° lugar.

Responsável pelo saneamento básico e tratamento de esgoto da cidade desde 1999, a concessionária Águas de Niterói celebrou a nova posição no ranking.

“Quando assumimos os serviços no Município, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos, passamos a abastecer toda a população com o mesmo volume de água. Na parte de coleta e tratamento de esgoto, a cidade saltou de 35% para 94,81%. Essas conquistas são resultadas de boa gestão e investimentos”, disse, em nota, a assessoria da Águas de Niterói.

E os investimentos na área não param. A cidade acaba de ganhar a sua nona Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Sapê. Ainda para esse ano, a Águas de Niterói concluirá a obra de duplicação da ETE Camboinhas e iniciará a construção da ETE Badu, que será a 10ª Estação de Tratamento de Esgoto do município, e completará o sistema de esgotamento da cidade.

“Nos últimos cinco anos, ampliamos investimentos em saneamento, aumentando o escopo da Parceria Público Privada da gestão municipal no setor e antecipamos metas previstas para serem cumpridas apenas em 2023”, enfatizou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. “Graças a esse esforço conjunto, entregamos novas estações de tratamento de esgoto, como a ETE Sapê, melhoramos ainda mais a performance de outras ETEs e, com o início da operação da ETE Badu vamos chegar a cobertura de todas as regiões com a rede coletora de tratamento de esgotos”.

Além disso, com o programa de retirada de línguas negras nas praias de Boa Viagem, Flechas e Icaraí reverteu os índices negativos de balneabilidade, que estavam impróprios há mais de 15 anos.