Prefeito e governador assinaram termo de cooperação para expansão do programa
O prefeito Rodrigo Neves e o governador Wilson Witzel assinaram, nesta semana, o termo de cooperação técnica na área de Segurança, que marca o início do Programa Segurança Presente Niterói, uma ampliação do Niterói Presente que chegará aos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba.
“A Prefeitura já ajuda o Estado no combate à criminalidade, sendo responsável por dois terços do policiamento que está nas ruas de Niterói, incluindo o Proeis e o Niterói Presente. Com a ampliação do programa para outros bairros, deixamos a polícia livre para atuar em outras regiões”, observou o prefeito Rodrigo Neves.
A previsão é que o Programa Segurança Presente passe a operar nesses novos bairros até o início de setembro. Serão cerca de 30 agentes trabalhando por turno, funcionando no mesmo esquema operacional do restante dos bairros atendidos, como Centro, Icaraí, Santa Rosa e Fonseca.
Já Witzel disse que pretende ampliar a parceria com a cidade, inclusive com a transferência provisória do gabinete para poder despachar em Niterói.
“O Segurança Presente vai ajudar muito no trabalho junto à população de rua e ao comércio, para que a população possa continuar frequentando bares e restaurantes”, salientou o governador, que, na mesma reunião, também fez a cessão para a prefeitura de Niterói do galpão vizinho ao Mercado Municipal Feliciano Sodré para expansão do empreendimento, e a cessão da maternidade Alzira Reis, em Charitas, que será reformada pelo município.
Roubos de rua em baixa As medidas tomadas pela Prefeitura para área de Segurança, como o Niterói Presente e o sistema de cercamento eletrônico, tem ajudado Niterói a obter expressiva diminuição da violência na cidade. Com base nos indicadores do ISP, o município, em julho, teve redução de roubo de rua de -33,52% em relação ao mesmo período ano passado. Outro dado importante para a cidade fica por conta da área da 77° DP (Icaraí), comandada pela delegada Raíssa Celles, que teve a maior redução de roubos de rua no Estado: -57,63%.