A Prefeitura de Niterói fechou parceria de R$ 30 milhões para um programa de apoio à pesquisa e à pesquisa aplicada que será desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em alinhamento com o planejamento estratégico do Niterói Que Queremos e com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. O convênio será assinado em novembro, quando os editais de obras para a reforma do Cinema Icaraí e para a conclusão do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no Campus do Gragoatá, forem lançados.

A parceria inclui ainda um curso de MBA em gestão e dezenas de outros cursos de curta duração para 2.500 servidores públicos municipais. Inclui também o acesso de alunos da rede municipal de Educação ao navio Escola da UFF, que ficará atracado na Diretoria de Hidrografia e Navegação na Ponta D’Areia.

“Estamos ampliando nossos acordos de cooperação, alinhando um grande plano de investimento que prevê R$ 30 milhões em pesquisa, produção de conhecimento e atividades de extensão em todas as áreas incluindo Saúde, Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil, Cidadania e Direitos Humanos, Mobilidade Urbana, Turismo, Esporte, entre outros temas de extrema importância para o município. É uma parceria de mão dupla onde ganha a universidade e Niterói”.

O reitor da UFF Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega enfatizou que a universidade pode trazer para o Município conhecimento e inovação.

“A universidade é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão com a missão de produzir conhecimento, graduar e interagir com a comunidade com impacto direto na vida das pessoas. Esse objetivo vai ao encontro com a missão da Prefeitura de investir na qualidade de vida dos cidadãos. Essas parcerias fortalecem o dever da universidade e a qualificação das ações da Prefeitura”, concluiu.